Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Internacional

EUA confirmam segundo caso de gripe aviária em humano

02/04/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-6f8f4a296b9b09b463.jpeg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-6f8f4a296b9b09b463.jpeg (Foto: Reprodução)

Os Estados Unidos confirmaram, na segunda-feira (1º), o segundo caso humano de influenza aviária A (H5N1), também conhecida como gripe aviária. A ocorrência foi identificada pelo Departamento de Serviços de Saúde do Texas, que informou que o infectado teve exposição direta a gado leiteiro presumivelmente infectado.

Segundo as autoridades sanitárias do Texas, o paciente teve apenas um sintoma: inflamação ocular. Ele foi isolado e colocado em tratamento com o antiviral oseltamivir, e será monitorado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Embora seja o segundo caso da doença nos Estados Unidos, a infecção é a primeira ligada a uma exposição a bovinos. Em março, a Comissão de Saúde Animal do Texas anunciou os primeiros casos de gripe aviária em gado leiteiro no Texas Panhandle, informando que os produtos derivados de vacas doentes seriam descartados.

“Estamos fornecendo orientações aos laticínios afetados sobre como minimizar a exposição dos trabalhadores e como as pessoas que trabalham com gado afetado podem monitorar sintomas semelhantes aos da gripe e fazer o teste”, disse o Departamento de Saúde do Texas, reforçando que emitiu um alerta de saúde.

O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A infecção humana é rara, mas pode ocorrer por meio de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

Testes realizados recentemente mostram que o vírus não mudou de forma e que continua difícil de ser transmitido entre humanos.


Fonte: SBTNews/Cidade Verde

Facebook