Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Fronteiras atinge nota no IOEB e ultrapassa média nacional

02/04/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-cbae9e9899294f912c.jpg (Foto: Cleomar Sousa)
P40G-IMG-cbae9e9899294f912c.jpg (Foto: Cleomar Sousa)

O município de Fronteiras administrado pelo prefeito Eudes Ribeiro alcançou mais um importante resultado no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). No ranking estadual Fronteiras aparece na décima posição com nota 5,2. Os dados são referentes ao ano de 2023.

Fronteiras é um município do Piauí com população total de 11.625 habitantes jurisdicionado pela 16ª GRE (Gerência Regional de Educação). No ranking mostra que 2.642 matrículas foram efetuadas.

O prefeito Eudes Ribeiro comemorou e agradeceu a toda equipe da Rede Municipal de Educação pelo empenho, dedicação e esforço.

“Mais um resultado positivo para Fronteiras e isso mostra que estamos diuturnamente trabalhando para que todos os setores continuem avançando e matendo o padrão de qualidade. Agradeço aqui a todos da equipe da secretária Zildênia que faz com que a educação funcione, pois sem nossos colaboradores que estão dando o melhor de si, não alcançamos resultados positivos como esse”, disse Eudes.

A secretária de Educação e primeira-dama, Zildênia Ribeiro, declarou satisafação com a nota obtida. A gestora disse que o mérito é de todos os educadores do município que estão diariamente trabalhando para sempre manter a qualidade e bom desempenho educacional. Zildênia mencionou em agradecimento a gestão “Construindo um novo tempo” que tem à frente o prefeito Eudes e está sempre atendendo as reivindicações.

A nota obtida por Fronteiras supera a média nacional que é de 5.1. Dessa forma a educação municipal mantém o equilíbrio em relação às últimas edições de avaliação. Em 2021 obteve 5.3 superando a média estadual de 4.8 e a nacional de 5.0. Em 2019 Fronteiras alcançou a nota 5.0, superando a média nacional de 4.7 e a nota estadual avaliada em 4.9.

O IOEB é calculado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio), além da escolaridade dos pais. Esta edição foi calculada a partir de indicadores educacionais recentes, entre eles, Censo Escolar e Saeb, analisando como as oportunidades educacionais se diferenciam em cada território. 

 

Cidades na Net

Facebook