Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Gincana Ecológica mobiliza alunos em Santana do Piauí

12/04/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-da98001ec053184fed.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-da98001ec053184fed.jpg (Foto: Cidades na Net)

A tarde desta quinta-feira, 11 de abril, foi marcada por um evento inédito e cheio de significado em Santana do Piauí, município que comemora seus 32 anos de emancipação política.

Sob a liderança da prefeita Maria José, a cidade promoveu a 1ª Gincana Ecológica, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com as Secretarias de Educação e Esporte. O palco desse encontro foi a Quadra Poliesportiva Chiquinho Borges.

A dinâmica envolveu alunos da Escola Severo Maria Eulálio, nos turnos manhã e tarde, como parte das festividades do aniversário do município. Além de promover a integração e o lazer, a gincana teve como objetivo principal disseminar a educação ambiental entre os jovens, destacando a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis.

Para dar início à gincana, os alunos seguiram um percurso da escola até a quadra, onde em seguida foi entoado o Hino Nacional e o Hino Municipal. Após isso, as autoridades presentes proferiram suas palavras.

A prefeita Maria José, presente no evento juntamente com a vereadora Elenilza Gabriel, toda a equipe de secretários municipais e profissionais da escola, ressaltou a relevância da competição como forma de valorizar as habilidades individuais de cada aluno.

“É uma tarde festiva para o nosso município, na qual compartilhamos este momento de alegria e interação, esta tarde é dedicada a cada criança, adolescente e jovem. A competição saudável é parte essencial de nossas vidas, pois é ela que nos impulsiona a alcançar nossos objetivos. Devemos valorizar o trabalho de cada equipe, pois todos fazemos parte da mesma escola, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nosso município. Que esta competição seja não apenas um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal para cada um de nós”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do analista ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Lindemberg Cipriano, que enfatizou a importância de atividades como essa para conscientizar os jovens sobre questões ambientais.

“Desde o início de nossas atividades aqui no município, a Secretaria sempre se empenhou em realizar esse trabalho em parceria com outras pastas. E desta vez, conseguimos realizar a primeira Gincana Ecológica do município. Acreditamos que seja fundamental trabalhar esses temas com os jovens para que possam transmitir esse conhecimento para as próximas gerações, garantindo assim a preservação e o equilíbrio do meio ambiente para que todos possam desfrutar”, explicou.

Ao longo da tarde, os alunos participaram de diversas provas, incluindo desfile, paródia, reciclagem criativa, plantação de mudas, corrida do reciclável, quiz ecológico, coleta seletiva e torcida organizada.

A secretária de Educação, Elisete Leal, enfatizou a animação das crianças e a importância da gincana como parte das atividades educacionais.

“Estamos muito animados porque hoje realizamos uma das atividades do aniversário da da cidade, que é a nossa primeira Gincana Ecológica. As crianças estiveram empolgadas e competiram entre as séries da própria escola e para nós é gratificante toda essa alegria”, afirmou.

Para o diretor da escola, Gilmar Rodrigues, a realização da gincana representou o resultado de um trabalho conjunto envolvendo professores e alunos.

“Desde o mês de março, nós iniciamos uma série de reuniões em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, muitos professores e alunos. Graças a Deus, a prova está aqui, e eles abraçaram e compreenderam o propósito. Realizamos palestras explicando a importância da reciclagem, da preservação da natureza e de aproveitar tudo o que temos sem desperdício, transformando em belos projetos. Hoje, é um momento de grande felicidade para nós, encerrando com chave de ouro todo o trabalho desenvolvido desde março até esta data”, ressaltou.

No final da competição, a equipe azul, representando o turno da manhã, sagrou-se campeã, levando como prêmio um dia de lazer e um notebook para a escola. A tarde repleta de animação, torcida e competição refletiu o compromisso de Santana do Piauí com a educação ambiental.

Facebook