04/11/2024 - Jesika Mayara
Cerca de 163 veículos foram apreendidos no Piauí durante a 7ª edição da Operação Hircus, realizada entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro em 12 municípios do estado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Civil.
De acordo com a PRF, a ação teve como foco o combate às fraudes veiculares, além de roubo, furto, venda e receptação de veículos, ocorrendo em diversas cidades do Piauí, como Cocal, Luzilândia, União e Teresina, e também em Araioses, no Maranhão.
“O número surpreende, sim. Foram 163 veículos recuperados, especialmente na região Norte do estado, em apenas cinco dias, um trabalho intenso que contou com o apoio da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, permitindo que apreendêssemos esses veículos, que serão devolvidos aos seus verdadeiros proprietários”, destacou o superintendente da PRF, Fabrício Loiola.
O superintendente Fabrício Loiola destacou ainda que as equipes realizaram fiscalizações tanto em abordagens no trânsito quanto em veículos estacionados.
“Esse não é um trabalho comum da PRF, uma vez que atuamos em regiões fora das rodovias federais. Fiscalizamos os veículos tanto em abordagens tradicionais no trânsito quanto em veículos estacionados, pois, ao identificar que um veículo pode ser objeto de roubo ou furto, realizamos a verificação. Os criminosos têm adotado a prática de realizar roubos ou furtos nos grandes centros e levar esses veículos, objeto de crime, para o interior. Para que passem pela fiscalização inicial, eles costumam adulterar os sinais identificadores do veículo”, ressaltou Loiola.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, 6.203 veículos foram roubados ou furtados no Piauí, o que corresponde a uma taxa de 429,7 para cada 100.000 veículos, uma das mais altas do país.
Somente em 2024, a PRF no Piauí já recuperou 255 veículos, e, segundo o órgão, a maioria das pessoas nem sabia que estavam em posse de veículos produtos de crime.
“As ações de enfrentamento às fraudes veiculares são realizadas no estado do Piauí para reforçar o combate ao crime, especialmente no que se refere à coibição da circulação de veículos furtados, roubados ou com indícios de adulteração”, destacou a PRF em nota.
Fonte: Cidade Verde