06/12/2024 - Redação
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
No dia 29 de novembro, a Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, de Fronteiras, promoveu a culminância do Projeto de Matemática Financeira, envolvendo alunos do Ensino Fundamental Nível II. O evento, que contou com a presença de toda a comunidade escolar, abordou temas fundamentais para a formação cidadã e prática dos estudantes, destacando a aplicação da matemática no cotidiano.
O projeto foi desenvolvido com alunos dos 6º, 8º e 9º anos, sendo um marco no desenvolvimento acadêmico e na conscientização financeira dos participantes. Com apresentações criativas e interativas, os estudantes exploraram temas como a história da matemática, planejamento financeiro e estratégias para o gerenciamento de dívidas.

Os alunos do 8º ano apresentaram um resumo histórico da matemática, destacando sua relação com o comércio e a administração de bens desde as primeiras civilizações. Eles demonstraram como as trocas de mercadorias e a necessidade de organização impulsionaram o desenvolvimento matemático ao longo do tempo, culminando em conceitos fundamentais para o capitalismo e a economia moderna. A apresentação evidenciou como a matemática sempre esteve ligada às revoluções econômicas e industriais, ganhando relevância no mundo contemporâneo.
Os estudantes do 9º ano abordaram temas diretamente ligados ao dia a dia, como orçamento pessoal, planejamento financeiro, investimentos, descontos, acréscimos, juros simples e compostos, entre outros.

Por meio de exemplos práticos e simulações, eles demonstraram a importância de conceitos matemáticos na gestão responsável de finanças, ajudando a comunidade escolar a compreender como essas ferramentas podem ser aplicadas na vida real
Os professores orientadores destacaram que o projeto proporcionou momentos de grande aprendizado, permitindo aos alunos desenvolverem não apenas habilidades técnicas, mas também reflexões sobre consumo consciente e a importância de planejar o futuro financeiro.
A secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, parabenizou a equipe escolar e ressaltou a relevância do projeto.

“A matemática financeira é um tema essencial para a formação dos estudantes, pois prepara-os para lidar com os desafios do mundo atual. Parabenizo a escola, os professores e alunos pelo excelente trabalho, que certamente deixará um legado importante para toda a comunidade”, disse.
A diretora da unidade, Magna, também comemorou o sucesso da iniciativa.

“Foi emocionante ver o engajamento dos alunos e a dedicação de todos os envolvidos. Esse projeto vai além da sala de aula, pois contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para tomar decisões responsáveis no futuro. Parabens a toda a equipe educacional do Hermínio José Ribeiro”, pontuou.
O Projeto de Matemática Financeira mobilizou não apenas os alunos, mas também os professores, funcionários e familiares, promovendo um espaço de aprendizado coletivo e interdisciplinar. A culminância foi marcada por apresentações que uniram teoria e prática, consolidando o papel da escola como promotora de conhecimento e cidadania.










Fonte: Cidades Na Net