24/01/2025 - Redação
(Foto: CCOM-PI)
(Foto: CCOM-PI)
O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta sexta-feira (24), em Oeiras, das comemorações alusivas ao 202º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Durante a solenidade, 35 personalidades que evoluíram para o desenvolvimento do estado foram homenageadas com a Ordem Estadual do Mérito Renascença.
As comemorações iniciaram com honras militares e aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde de Parnaíba, figura central na luta pela independência do Brasil no Piauí.
Em seguida, o governador participou de um culto em Ação de Graças, realizado na Primeira Igreja Batista de Oeiras, e de uma missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do estado.

O ponto alto do evento foi solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Para o governador Rafael Fonteles, a comemoração não apenas relembra os nomes históricos que desenvolveram para a independência, mas também reconhece aqueles que, atualmente, se destacam na construção de uma sociedade melhor.
“Nesta solenidade de hoje, agradecemos a Deus pelas conquistas do nosso povo ao longo desses anos e pedimos vitórias para novas vitórias. Além disso, entregamos a Ordem do Mérito Renascença para homenagear pessoas que, hoje, fazem a diferença na vida de outros, contribuindo para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou o governador.

O prefeito de Oeiras, Dr. Hailton, destacou a relevância histórica de realizar a comemoração na primeira capital do estado. “Hoje é um dia especial pela celebração da adesão do Piauí à independência do país. Oeiras tem toda uma simbologia por ser uma cidade histórica e cultural”, ressaltou.
Entre os homenageados estava o superintendente da Codevasf, Marcelo Vaz, que recebeu a medalha de comendador. Ele expressou gratidão pelo reconhecimento. “É uma honra receber a maior comenda do estado do Piauí, um reconhecimento por feitos para o bem comum da sociedade piauiense”, declarou.

A prefeita de Santa Cruz do Piauí, Lais Barroso, foi homenageada com o grau oficial e destacou que a honraria representa o esforço conjunto de muitas pessoas. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje recebendo essa medalha, que simboliza o trabalho de tantas outras pessoas que desenvolveram para que eu pudesse alcançar esse momento”, afirmou.
Agenda
As comemorações em alusão à adesão do Piauí à independência do Brasil começaram na quarta-feira (22), em Piracuruca, com culto e missa em ação de graças, seguidas pela solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, onde 27 personalidades foram homenageadas .
Fonte: CCOM-PI