Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Jornada Pedagógica de Sussuapara abre ano letivo de 2025; veja fotos

30/01/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4d0ee11f8ea36f35ee.jpg (Foto: Willians Sousa / Cidades Na Net)
P40G-IMG-4d0ee11f8ea36f35ee.jpg (Foto: Willians Sousa / Cidades Na Net)

 

Profissionais da Rede Municipal de Educação de Sussuapara estão nos preparativos para o ano letivo de 2025.

Nesta quarta-feira (29) teve início a Jornada Pedagógica. O evento que abre oficialmente período de aulas aconteceu na Câmara de Vereadores. A mesa de honra foi composta pela secretária de Educação, Jesuíta Rocha; pelo vice-prefeito, Chaguinha Moura, representando o prefeito Naerton Moura; os vereadores: Velosinho (presidente da Câmara), Edilberto Rocha, Waguinho, Eduardo Café; e a supervisora Elizete Rocha.

 

A jornada pedagógica conduzida pela professora, Noette Silva, teve como tema “Escola Viva: Educação e bem-estar caminham juntos” e o subtema “Promover práticas de autocuidado, equilíbrio emocional e acolhimento na escola”.

 

A jornada pedagógica é um evento que tem como objetivo despertar a discussão e reflexão sobre a postura docente e a necessidade de abertura do mesmo à transformações pessoais necessárias para o melhor crescimento e acolhimento no processo de ensino e aprendizagem, frente ao contexto atual.

 

O palestrante, professor Victor Leal, que ministra aulas para cerca de 1.900 alunos em diferentes instituições de ensino em Picos, destacou que diante do tema, a palestra trabalhou sobre as emoções e como gerenciá-las.

“É com alegria e entusiasmo que eu fui convidado, como educador que sou, a vir colaborar aqui na Sussuapara com os educadores que estão iniciando essa jornada. Nós vamos tratar de uma temática muito pertinente, que é a escola viva, onde nós vamos centrar discussões em torno da emoção, dessa nova realidade que vivemos hoje dentro das escolas. Nós educadores precisamos muito gerenciar as nossas emoções para bem trabalhar, para fazer a nossa parte ajudando aqueles que nos são confiados e a nós também, nos preparando. Os cuidadores precisam ser cuidados para depois cuidar”, pontuou.

 

Em entrevista ele elencou três fatores principais. “O primeiro é relacionado a aprendizagem. É preciso perceber isso. Há muitos modelos de educação, há muitas propostas, mas a aprendizagem ela é de fato um dos pontos centrais, porque ligado a ela vem o segundo ponto que é aquilo que nós esperamos na educação: resultados positivos, resultados promissores, que venham destacar a importância da educação num município como esse. E o terceiro ponto a gente pode destacar como sendo esse cuidado com as questões de emoção, que tudo isso vai diretamente ao encontro do aluno, da família e depois a essa somatória de educadores”, destacou.

 

Ao longo dos últimos quatro anos, com o aparecimento da pandemia da Covid-19 e o uso exacerbado do telefone celular, redes sociais e a dependência do imediatismo, o fator emocional e suas implicações sempre esteve no topo de discussões, seja em palestras, seminários, rodas de conversa, dentre outros eventos.

 

“Com certeza, a educação tem se preocupado muito com isso porque é uma dimensão de equilíbrio emocional. Os nossos sentimentos, os nossos afetos, eles são ligados diretamente ao processo de aprendizagem e ao desenvolvimento da nossa intelectualidade”, pontuou.

 

Victor afirmou que ao longo dos anos houve evolução a respeito dos cuidados com o fator emocional. “Eu destaco alguns aspectos de crescimento. Nossas escolas, nossas secretarias de educação, como é o caso de Sussuapara, e em outras regiões aqui próximas a Picos, a proposta da educação é justamente oferecer àqueles profissionais e assim eles vão contribuir de forma direta para esse amadurecimento e esse controle, ou ajudar nesse controle da emoção. E nós destacamos os próprios educadores, a preocupação dos municípios e das Secretarias de Educação com os profissionais ligados às questões da emoção, psicopedagogos, psicólogos, uma parceria direta com a Secretaria de Saúde, com a Secretaria de Assistência Social. É um todo em busca dessas soluções”, concluiu o palestrante.

 

Brenda Rodrigues é professora da Creche I e II da Unidade Escolar José Domingos da Rocha. Ela falou sobre a importância do tema trabalhado pelo palestrante.

“Uma maneira simples e eficaz de transmitir conhecimentos, motivar e atender às demandas e desafios relacionados as emoções dos alunos. Ter o autoconhecimento, para que possamos perceber e verbalizar a maneira como se sentem”, destacou.

 

Ellma Amanda, que é professora do Ginásio Municipal Professor Antônio de Barros Araújo, falou de suas expectativas e enfatizou que a Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo.

“Esperamos que seja um ano repleto de descobertas, aprendizado e realização de sonhos. A palestra do professor Victor, trouxe uma troca de experiências riquíssimas, a qual explanou temas pertinentes para a nossa prática docente, entre eles o equilíbrio emocional, que é um tema que faz parte do nosso dia a dia no ambiente escolar e que deve estar atribuído a nossa postura como cidadãos e docentes, tendo em vista o contexto atual da nossa sociedade. Foi um momento de aprendizado e muito necessário, com reflexões e discussões inerentes, que, com certeza contribuíram positivamente para o início do ano letivo”, declarou.

 

A secretária de Educação deu as boas-vindas e declarou felicidade pelo trabalho dos profissionais.

“A equipe da secretaria de educação veste sempre a camisa para esses momentos acontecerem e eu só tenho a agradecer. Essa semana pedagógica é um momento de muita reflexão e experiência, de troca de ideias e de cada um de nós mostrarmos nossa capacidade. Estou feliz com a Educação de Sussuapara por ter pessoas tão dedicadas como vocês. Que essa semana seja inspiradora e que vocês mostrem seus potenciais”, disse a secretária dando boas-vindas aos profissionais.

 

O vereador, Edilberto Leal, no uso da palavra recomendou bonanças durante a jornada pedagógica. Ele destacou que competência e capacidade são atributos de todos os profissionais da rede municipal de ensino.

“Tenham uma jornada pedagógica produtiva, de muito sucesso, para que possamos chegar ao final do ano ter muitos proveitos”, destacou o vereador.

 

Em continuidade com os pronunciamentos, o presidente da Câmara, vereador Velosinho, reforçou o seu compromisso como parlamentar e disse estar à disposição da secretaria de educação. Ele parabenizou a secretária Jesuíta Rocha e a supervisora Elisete Rocha pelo trabalho desempenhado, ao tempo em que cumprimentou o vice-prefeito Chaguinha, os demais parlamentares e o público em geral.

“Quero saudar os professores e coordenadores e todos que fazem a educação do nosso município. Como representante do legislativo quero dizer a vocês que estou de portas abertas e sempre que precisar podem contar comigo e com os vereadores. Desejo a vocês uma boa semana pedagógica e uma noite muito abençoada com muitas vitórias para os nossos jovens, e nossas crianças. Quero parabenizar todos que fazem a educação do nosso município”, parabenizou o presidente da Casa Legislativa de Sussuapara.

 

O prefeito, Dr. Naerton Moura, foi representado pelo vice-prefeito, Chaguinha Moura. No uso da palavra Chaguinha cumprimentou todo o grupo de servidores da Educação.

“A educação depende exatamente do próprio povo. Os pais que apoiam os filhos estão facilitando o trabalho para a secretária e para os professores, e assim os alunos é quem tiram o grande proveito a altura. Entendemos que a educação de Sussuapara vem de uma trajetória que faz o verdadeiro sentido. Estamos com um quadro de professores de alta qualidade. Isso faz com que o município dê um salto de qualidade e competitividade quando se tem provas do Enem”, disse citando como exemplo a nota de 900 pontos obtida por uma aluna residente da zona rural.

 

De acordo com a supervisora de Ensino, este ano letivo terá inovações. O Ginásio Professor Antônio de Barros Araújo passa a ser regime de escolarização com uma carga horária anual de 1.400 horas/aula. Além dos componentes curriculares que já existia, foram acrescentadas na grade curricular as oficinas de Linguagens; Redação, Raciocínio Lógico; Educação Financeira e Empreendedorismo; Cultura Digital; Dança, Esporte, Lazer e Brincadeiras; Jogos de Mesa; Música; História, Desenvolvimento e Cultura Local; Autoconhecimento, Vivências e Possibilidades e Artes Plásticas, Artesanato e Reciclagem.

 

A carga horária semanal passa de 20 para 35 horas, funcionando 3 dias no horário das 7h às 17h20min, e durante dois dias das 7h às 11h20min.

 

A Secretaria de Educação destaca que todas as escolas estão aptas a receber alunos para o ano letivo.

 

Rede Municipal

Em média 140 profissionais entre professores, diretores, coordenadores, merendeiras, motoristas, dentre outros, estão lotados na Rede de Educação de Sussuapara.

Com informações do Portal Cidades Na Net

Facebook