02/04/2025 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
O final da tarde desta quarta-feira (02) foi marcado por um momento de união e conscientização em Dom Expedito Lopes. Com apoio do poder público municipal, dezenas de mães atípicas se reuniram para a primeira edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo, evento que abriu oficialmente as comemorações do aniversário de 61 anos do município.
Com faixas, camisetas azuis e mensagens de apoio, centenas de pessoas se reuniram no posto de combustíveis da avenida José Honório e seguiram em caminhada até a praça Francisco Belo, no Centro, tendo como objetivo chamar atenção para a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Familiares, educadores, profissionais de saúde, além de crianças, adolescentes e jovem estiveram presentes, fortalecendo a causa e incentivando políticas públicas mais inclusivas.
A caminhada ainda contou com a participação de alunos do ensino fundamental da rede municipal e do Colégio Santa Maria, da rede privada, bem como de várias autoridades locais, incluindo o prefeito Abimael José do Nascimento Lima (MDB), que destacou a importância da iniciativa. “Este evento é um marco para a nossa cidade. A conscientização sobre o autismo é essencial para construirmos uma sociedade mais acolhedora e acessível. Queremos que todas as famílias sintam-se apoiadas”, afirmou.
Abimael Lima parabenizou as mães atípicas que se organizaram na realização da caminhada. “A presença delas reforça essa causa e dá mais visibilidade às suas lutas diárias”, comentou. O prefeito também elogiou o secretário de Cultura, Kildary Gonçalves, que quando exerceu o mandato de vereador, apresentou projeto de lei prevendo a realização do evento.
Já o secretário de Cultura, Kildary Gonçalves, enfatizou que a realização da Caminhada pela Conscientização do Autismo reforça o compromisso da atual gestão com a inclusão e o respeito à diversidade. Segundo ele, a expectativa é que o evento se torne uma tradição, incentivando cada vez mais ações voltadas para a causa. Além do prefeito Abimael e do secretário Kildary, também participaram da caminhada a vereadora Valdívia Moura, o ex-prefeito e secretário de Transportes, Alecxo Belo, dentre outros.
PROGRAMAÇÃO
A caminhada foi apenas o início das comemorações do aniversário de Dom Expedito Lopes, sendo que a prefeitura organizou uma série de outras atividades para comemorar os 61 anos de emancipação política. Na próxima sexta-feira (04) vai acontecer o show gospel com a cantora Andrea Fontes, às 19 horas.
E no sábado, dia 05, a programação contará com várias atividades esportivas, cívicas e culturais, incluindo ainda inaugurações de várias obras. À noite, várias atrações estarão se apresentando no palco erguido na avenida José Honório de Sousa, encerrando em grande estilo as comemorações do aniversário da cidade. Confira: