28/04/2025 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
Na noite de ontem, domingo (27), a Praça da Liberdade foi palco de uma grande festa, promovida pela Prefeitura de Santana do Piauí como parte das festividades pelos 33 anos de emancipação política da cidade. A Noite Cultural, que reuniu talentos locais em apresentações de música, repente e ballet, foi custeada com recursos da Lei Aldir Blanc, voltada ao fomento da cultura em todo o país.
O evento atraiu centenas de santanenses e visitantes, que prestigiaram a programação. Entre as atrações, destacaram-se Assisinho do Acordeom, as primas cantoras Iasmim e Mônica, o poeta repentista Cipriano Mourinha, o grupo de ballet, o cantor adolescente Francisco Herbert, o cantor Tonivan Lima, a dupla de violeiros Dedé Lacerda e José Tiago, MC Francielton e fechando a noite o cantor Zé Armando e banda.
“Valorizar nossos artistas é fortalecer a identidade e a memória do nosso povo”, destacou o prefeito Adonaldo Cassiano durante breve fala durante o evento. Ele ressaltou ainda a importância da Lei Aldir Blanc, que possibilitou a realização do projeto sem comprometer o orçamento do município. “Investir em cultura é investir em cidadania”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, James Manoel, celebrou o sucesso da iniciativa. “Queremos que a cultura esteja cada vez mais presente no dia a dia da nossa cidade, democratizando o acesso e estimulando novos talentos”, disse.
Outras autoridades locais e da região prestigiaram o evento, como o vice-prefeito Marcos Resende, os deputados estaduais licenciados, Nerinho (secretária de Estado da Defesa Civil) e Thalles Coelho (secretário de Saúde de Picos), o presidente da Câmara, Netinho do Mel, a ex-prefeita Maria José, o ex-vice-prefeito Neli Borges, vereadores, dentre outros.
A Noite Cultural se consolidou como um dos momentos mais emocionantes da programação de aniversário, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a promoção da cultura e o apoio aos artistas locais.