07/05/2025 - Redação
O governador Rafael Fonteles (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Projeto de Lei Complementar que cria duas Secretarias e muda o nome da Sasc (Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos).
O projeto prevê a criação da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego, uma nova pasta que vai aglutinar a política de emprego e renda do governo. Outra novidade é o retorno da Secretaria Estadual de Comunicação Social, que vai ser comandada por Marcelo Noleto, que recentemente assumiu a Coordenação de Comunicação.
A Sasc vai ser alinhada com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que tem como ministro o piauiense Wellington Dias. Agora, a Sasc será a Secretaria de Desenvolvimento Social.
A proposta é retirar da Sasc a gestão relacionada ao trabalho e renda. Atualmente a Sasc tem a Superintendência de Trabalho, Renda e Inclusão Social. A pasta é para promover cursos de qualificação e gerir o SINE (Sistema Nacional de Emprego), que faz a intermediação de mão de obra.
A nova Secretaria do Trabalho atenderá também as exigências do Ministério do Trabalho, já que a Sasc está tendo dificuldade de receber recursos, pois a legislação não aceita o setor juntamente com assistência social.
Um dos nomes cotados para assumir a Secretaria do Trabalho é da deputada estadual Bárbara do Firmino, que foi aliada do PT nas eleições municipais de Teresina.
Fonte: Cidade Verde