Picos(PI), 18 de Maio de 2025

Matéria / Esporte

Samir Xaud conquista 22 federações e encaminha eleição à presidência da CBF

Presidente da Federação Roraimense de Futebol é bem cotado e fica perto de assumir o cargo máximo da entidade

17/05/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-bd4cb4a7fee487726a.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-bd4cb4a7fee487726a.jpg (Foto: Divulgação)

 

Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), ganhou o ar de favoritismo para a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e praticamente inviabiliza a realização de uma eleição ao conquistar o apoio de 22 das 27 federações do país.

Como para concorrer à presidência você precisa que sua candidatura seja apoiada por, pelo menos, oito federações e cinco clubes, os rivais da disputa não teriam número suficiente para angariar assinaturas. A informação foi inicialmente publicada pelo Uol e confirmada pela reportagem do CNN Esportes.

Portanto, basta agregar apenas cinco times para homologar a presença de Xaud no pleito, isso se não ocorrer uma grande mudança de trajetória nos próximos dias. Das 22 federações conquistadas, 19 foram as que assinaram o manifesto apoiando uma nova eleição na CBF e reforçando o pedido por uma mudança no controle da entidade.

Saiba quem é Samir Xaud
Samir de Araújo Xaud, de 41 anos da idade, é médico, empresário e dirigente esportivo natural de Boa Vista, Roraima. Especializado em infectologia e medicina esportiva, atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima e é proprietário de um centro de treinamento voltado ao bem-estar e à saúde.

Na política, foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, recebendo 2.069 votos, e a deputado federal pelo MDB em 2022, com 4.816 votos, tornando-se primeiro suplente.

Em janeiro de 2025, foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por cerca de 50 anos.

Veja 19 das 22 federações que apoiam a candidatura de Samir Xaud

Alagoas

Paraíba

Rio Grande do Norte

Piauí

Maranhão

Ceará

Sergipe

Rondônia

Pará

Roraima

Amazonas

Acre

Rio de Janeiro

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso do Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

 

Com informações da CNN Brasil

Facebook