29/05/2025 - Redação
(Foto: Patrick Alencar)
(Foto: Patrick Alencar)
Por João Paulo Leal – Da Redação
O prefeito de Santana do Piauí, Adonaldo Gonçalves de Sousa, encaminhou à Câmara Municipal, um projeto de lei que propõe a criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). De acordo com a mensagem do Executivo, a nova estrutura será vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura e tem como objetivo principal fortalecer a atuação da Defesa Civil no município diante de situações emergenciais.
Ainda na mensagem dirigida aos vereadores, o prefeito Adonaldo Cassiano, como é mais conhecido, destacou a importância estratégica da medida. Segundo ele, a criação da COMPDEC é fundamental para garantir maior eficiência no gerenciamento de desastres naturais, como chuvas intensas, estiagens, vendavais e demais acidentes provocados por fenômenos naturais ou ações humanas. A ausência de uma coordenadoria estruturada, argumenta o gestor, aumenta a vulnerabilidade da população e dos bens públicos e privados.
O projeto busca também alinhar o município à Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Um dos objetivos dessa adequação é possibilitar o acesso a recursos financeiros repassados por parte da União e do Governo Estadual, fundamentais para ações preventivas e de resposta a desastres.
%2021_12_47_7c39021f(1).jpg)
“Estamos vivenciando uma época típica de estiagem e seca, em que acidentes naturais se tornam mais propícios e frequentes. Por isso, solicitamos que o projeto seja apreciado em caráter de urgência, dada sua importância para o imediato socorro público”, reforçou o prefeito no documento.
O projeto de lei foi votado e aprovado por unanimidade em duas sessões extraordinárias realizadas na noite de hoje, quinta-feira (29) no plenário daquela Casa Legislativa.
%2019_07_53_64c6a3d8.jpg)
Estavam presentes na sessão os vereadores Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho do Mel (presidente), Egivan Miguel de Araújo, o Bodó; Clarete de Sousa Rabelo Leal, João de Deus José de Almeida, o Deuzim; Erivaldo de Sousa Batista, Felipe Oliveira Leal, o Felipe do Leite; Layrton Carvalho Leal, Lucas Ramon Rodrigues Leal e Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília. Com a aprovação pelo Legislativo, a matéria segue para a sanção do prefeito Adonaldo Cassiano.
%2019_07_28_cb6522fd.jpg)