06/06/2025 - Redação
(Foto: Divulgação/SSP)
(Foto: Divulgação/SSP)
Na madrugada desta sexta-feira (6), foi iniciada uma grande operação de segurança nas regiões de divisa entre o Piauí e Pernambuco.
A Operação Divisa Integrada I mobilizou forças policiais dos dois estados em uma ação simultânea que alcançou nove municípios.
No Piauí, foram alvos Marcolândia, Queimada Nova, Paulistana, Betânia, Curral Novo e Jaicós. Em Pernambuco, os trabalhos se concentraram em Araripina, Dormentes e Ipubi.
Com foco no combate a crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e roubos, a iniciativa também visou o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão. Durante as primeiras horas do dia, 14 pessoas foram presas, quatro armas de fogo apreendidas e uma quantidade significativa de drogas foi retirada de circulação
De acordo com o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, os trabalhos tiveram início logo no começo da manhã “Já cumprimos diversos mandados. No lado piauiense, tivemos quatro prisões, duas armas apreendidas e muita droga retirada de circulação. Vamos seguir com novas ações ao longo do dia”, relatou.
Para o coronel Alexandre Tavares, gerente-geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social de Pernambuco, a cooperação entre os estados é um passo importante. “A articulação entre as forças mostra que, com planejamento e troca de informações, conseguimos resultados concretos. Isso contribui diretamente para a redução da violência na região”, destacou.
.jpeg)
As equipes atuaram em rodovias e áreas urbanas e rurais, com bloqueios, abordagens e ações preventivas. O Corpo de Bombeiros realizou vistorias técnicas e apoio a estabelecimentos, enquanto a Defesa Civil visitou escolas e avaliou estruturas físicas. O Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco também reforçou as atividades, com sobrevoos em pontos estratégicos e suporte às equipes em terra.
Participaram da iniciativa 132 agentes do Piauí, incluindo BOPE, Polícia Civil, Polícia Científica, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Corpo de Bombeiros, Departamento de Operações de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal. De Pernambuco, atuaram 221 profissionais das polícias, bombeiros, Defesa Civil e setores de inteligência.
A expectativa das autoridades é que esse esforço conjunto ajude a fortalecer a segurança nas áreas de divisa e reduza os índices de criminalidade na região.
Fonte: Conecta Piauí