18/06/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
A divisão política no Brasil chegou a um ponto de equilíbrio inédito. Pela primeira vez desde o fim de 2022, os percentuais de brasileiros que se consideram petistas ou bolsonaristas são exatamente os mesmos: 35%. Os dados são de uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18).
A sondagem foi feita nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 pessoas entrevistadas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O número de brasileiros que se dizem alinhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu em relação à última pesquisa, realizada em abril — eram 39%, agora são 35%. Já o grupo que se identifica com o ex-presidente Jair Bolsonaro subiu na mesma proporção: passou de 31% para os atuais 35%.
Além desses dois polos, o levantamento também mostra que 20% da população se considera neutra. Outros 7% afirmaram não se enquadrar nem entre os petistas, nem entre os bolsonaristas. Já 2% não souberam responder.
Para classificar o posicionamento político dos entrevistados, o Datafolha propôs uma escala de um a cinco: quem respondeu “um” ou “dois” foi enquadrado como bolsonarista; “quatro” ou “cinco” foi considerado petista. A resposta “três” indicou neutralidade.