18/06/2025 - Redação
(Foto: Willians Sousa - Cidades na Net)
(Foto: Willians Sousa - Cidades na Net)
A Prefeitura de Sussuapara através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. A Conferência tem como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O evento aconteceu na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com a presença da secretária de Assistência Social, Thamires Rocha; dos conselheiros Ironildo e Dávila; do psicólogo Carlos Eduardo; e da assistente social, Gabriela Leal. A advogada Garronia Portela esteve presente.

A secretária Tamires fez uso da palavra para dar boas-vindas ao público e declarou aberta a conferência.

A palestra magna foi ministrada pela assistente social, Laíse Campos. Ela destacou que o evento leva conhecimentos sobre os direitos dos idosos, participação social, e que reforça a interação facilitando o entendimento sobre as políticas públicas e atividades importantes.

“É um momento de diálogo, de discussão, de reconhecimento de direitos, mas principalmente de escuta para que eles nos digam o que é que precisa melhorar, o que é feito ou que ainda falta”, destacou.
O psicólogo do CRAS, Carlos Eduardo, destacou que a conferência é muito importante por tratar de um tema voltado ao combate à violência contra o idoso. Carlos disse que a violência não é apenas a física. Ele enumerou alguns tipos como: psicológica, financeira, bem como atos que configuram negligência e abandono.

Cinco eixos foram discutidos em grupos formados pelos idosos. Os eixos 1, 2, 3, 4 e 5 respectivamente, são: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Os delegados eleitos que irão representar o municípios na conferência estadual são: Carlos Eduardo – representando o Poder Público; e Lúcia Araújo – representando a sociedade civil.










Com informações do Cidades Na Net