20/06/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Ciro Gomes iniciou tratativas para retornar ao PSDB, partido pelo qual já foi filiado entre 1990 e 1997. O movimento ocorre em meio à divisão interna no PDT do Ceará, motivada pelo apoio da legenda ao governo Lula, posição que o ex-ministro tem criticado abertamente.
O desconforto de Ciro com a aliança do PDT com os petistas se intensificou nos últimos meses. O pedetista chegou a trocar elogios com nomes ligados ao bolsonarismo, entre eles o deputado federal André Fernandes (PL-CE), que chegou a defender o nome de Ciro para disputar o governo do Estado. Em outro gesto simbólico, Ciro também elogiou o pai de André, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), afirmando que espera votar nele para o Senado.
Com a tensão interna no PDT, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, autorizou o ex-governador Tasso Jereissati a conduzir as negociações para viabilizar a volta de Ciro ao partido.
A possível filiação ao PSDB tem como pano de fundo a disputa pelo Palácio da Abolição em 2026. Caso o acordo seja fechado, Ciro poderá ser lançado como nome tucano ao governo cearense, enfrentando o atual governador Elmano de Freitas (PT).
Fonte: Diário do Poder