Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Primeira noite do Santa Cruz Cidade Junina destaca cultura local

27/06/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-164eb6e23b7f84b732.jpg (Foto: Roberio Costa)
P40G-IMG-164eb6e23b7f84b732.jpg (Foto: Roberio Costa)

A noite de abertura da 3ª edição do Santa Cruz Cidade Junina foi marcada por uma verdadeira celebração à cultura nordestina. O evento, promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Piauí, reuniu alunos das escolas municipais que deram um show para o público. A prefeita Laís Barroso esteve presente acompanhada do secretário de Governo, Barroso Neto, da secretária de Educação, Gláucia Portela, e outras autoridades políticas do município, que prestigiaram as apresentações das escolas municipais.

A festa começou com a leitura de um cordel autoral da professora Dionésia Barros, recitado pelos estudantes Luísa Alice e Bernardo, da Escola Catarina. Uma homenagem às raízes da literatura popular nordestina.

Na sequência, os pequenos da Creche Municipal Catarina encantaram com a participação das turmas do Infantil II e III.

Os alunos da Escola Municipal Catarina deram continuidade ao show com um repertório diverso: o Infantil IV apresentou um remix especial com músicas que colocaram o público para dançar; o Infantil V trouxe uma coreografia inspirada nas festas juninas tradicionais, ao som de “Bata a Bota no Chão” e “Sebastiana”.

As turmas do 1° Ano A e B embalaram o público ao som de Dominguinhos, Safadão e Xand Avião, enquanto os estudantes do 2° e 3° Ano A trouxeram danças que homenagearam elementos marcantes da cultura nordestina. O 4° e 5° Ano A emocionaram com uma apresentação inspirada em O Auto da Compadecida, obra-prima de Ariano Suassuna. E os alunos do 3°, 4° e 5° Ano B levaram ao palco uma performance que reverenciou o cangaço, símbolo de resistência e força do povo do sertão.

A Escola Catarina EJA também fez bonito com um remix de músicas que exaltam o ritmo e a força da mulher nordestina: “Baiana”, “Xote das Meninas” e “Cintura Fina”. 

A noite terminou com os shows de Isaías Forrozeiro e Adalberto Santos, que animaram o público com muita música e dança no clima de São João.

O Santa Cruz Cidade Junina vai até 29 de junho. Nesta sexta (27), as escolas Obetisa Nunes e Professor Francisco Moura se apresentam, junto com os shows de Marquinhos Pacheco, Maninho Vibração e Aderson Reis.

Facebook