Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

8ª Conferência Municipal de Saúde de São José do Piauí discute o fortalecimento do SUS

28/06/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-0bb316010014ddb170.jpg (Foto: João Paulo Leal)
P40G-IMG-0bb316010014ddb170.jpg (Foto: João Paulo Leal)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

Na manhã deste sábado, 28 de junho, São José do Piauí sediou a 8ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço democrático de debate e construção coletiva de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Com o tema "Desafios para o fortalecimento do SUS no município de São José do Piauí: fortalecer o SUS é defender a vida", o evento reuniu autoridades políticas, profissionais da saúde, conselheiros e a população local.

A conferência foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Martírios, que fez a leitura do regimento interno e reforçou o papel do controle social na construção de uma saúde pública mais eficaz e igualitária.

A solenidade de abertura ainda contou com as boas-vindas do prefeito Admaelton Bezerra de Sousa, que também preside a Associação Piauiense de Municípios (APPM), e da secretária municipal de Saúde, Rosemary Leal de Moura Bezerra (Meirinha). Ambos reafirmaram o compromisso da gestão com o fortalecimento da atenção primária e a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

O ponto alto da conferência foi a palestra do conferencista Átila Araújo, mestre em Saúde Coletiva, que abordou de forma clara e acessível os desafios enfrentados pelo SUS em municípios pequenos como São José do Piauí. Ele destacou a importância da participação popular e do investimento contínuo em políticas públicas de saúde que priorizem a prevenção, a equidade e a universalização dos serviços.

Estiveram presentes o vice-prefeito Joseidney Bezerra, além dos vereadores Manoel Neto de Araújo Santos (Manoel Inácio), Edilson Moura Bezerra Cavalcante, Marinalva Rodrigues de Moura, Pablo Alencar Sousa, Isadora Pereira Bezerra e Alexsandra de Lima Feitosa. Vários secretários municipais e membros do Conselho Municipal de Saúde também marcaram presença, reforçando a pluralidade e o caráter participativo do evento.

Durante a programação, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas voltadas às melhorias dos serviços e políticas públicas de saúde no município. Em seguida, as propostas foram apreciadas, aprovadas e levadas à plenária final, encerrando os trabalhos com a construção de diretrizes que servirão de base para o planejamento das ações futuras da Secretaria Municipal de Saúde.

Facebook