28/06/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Antônio Hilário, ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Madeiro, foi preso na manhã da última sexta-feira (27) durante uma abordagem realizada por policiais da 2ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). A ação ocorreu por volta das 10h20, enquanto a equipe fazia patrulhamento de rotina na zona urbana do município, localizado no Norte do Piauí.
O ex-parlamentar estava em uma Toyota SW4 quando foi parado pelos policiais. Durante a vistoria no veículo, foram encontrados uma pistola Taurus TS9, calibre 9mm, com 17 munições intactas, além de R$ 40.400 em dinheiro. O material foi apreendido, e Hilário foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Esperantina, onde foram iniciados os procedimentos legais.
Ele deve responder por porte ilegal de arma de uso restrito, conforme o Artigo 16 da Lei nº 10.826/2003, que trata do Estatuto do Desarmamento. A Polícia Civil também apura a procedência do dinheiro e se há vínculo com outras atividades ilícitas.
Em 2022, quando ainda exercia mandato na Câmara Municipal de Madeiro, Antônio Hilário protagonizou uma série de declarações ofensivas a policiais militares transferidos de Teresina após um atentado contra a residência de um advogado no município. Durante sessão no plenário, ele afirmou:
“Bando de abestado, não tem planejamento, pensa que nós somos otários”.
Também chamou os agentes de “porcos” e insinuou que a presença deles na cidade se resumia a “comer, beber e gastar gasolina”. As falas repercutiram negativamente à época e foram criticadas por autoridades e pela comunidade local.
Fonte: Cidade Verde