Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Saúde

Identifique os sinais de que o seu filho precisa usar óculos

11/08/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-eef54f0f744a08745a.jpg (Foto: Ilustração)
P40G-IMG-eef54f0f744a08745a.jpg (Foto: Ilustração)

 

A saúde dos olhos dos pequenos é fundamental, tanto para o desenvolvimento escolar quanto social. Problemas de visão impedem o aproveitamento das aulas, prática de esportes e podem, até, ser motivo de bullying. Para evitar tudo isso, é necessário levar a criança ao oftalmologista desde cedo, mesmo que ela pareça enxergar bem. Um exame oftalmológico pode identificar, entre outras doenças, erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo), os quais exigem o uso de óculos.

 As proporções epidêmicas da miopia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que, até 2050, a miopia irá atingir metade da população mundial, ou seja, cerca de 4,7 bilhões de pessoas. A alta miopia (maior que 5 graus), que pode levar à perda da visão, atingirá 10% da população mundial. As estimativas incluem as crianças, que têm manifestado esse distúrbio visual cada vez mais cedo, o que aumenta o risco do desenvolvimento de alta miopia.

Um estudo do British Journal of Ophthalmology revela que uma em cada três crianças tem miopia ou dificuldade para ver de longe. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 30% das crianças em idade escolar têm problemas de visão, sendo a miopia o principal deles. Quanto mais precoce a detecção do distúrbio, menores as chances de complicações futuras.

Como suspeitar

O modo como as crianças se portam é a chave para identificar se elas precisam de óculos para corrigir algum erro de refração. Nem sempre elas têm essa percepção, portanto, não verbalizam o problema. Muitas vezes, elas acreditam que a maneira como enxergam é “normal”.

Leve a criança ao oftalmologista se você observar alguns dos seguintes comportamentos e queixas:

Tem dificuldade em acompanhar as linhas do texto durante leituras, pulando ou repetindo palavras. Ela também pode confundir as letras.

Mostra desinteresse por atividades que exigem esforço visual, como leitura e desenho

Reclama com frequência de dores de cabeça

Pisca excessivamente ou costuma esfregar os olhos

Aproxima demais o rosto de livros, cadernos e telas (televisão, computador, tablets, smartphones)

Não copia conteúdos corretamente da lousa

Não tem um bom desempenho em atividades esportivas e brincadeiras

Apresenta queda no desempenho escolar

Inclina a cabeça, franze a testa, aperta os olhos ou fecha um dos olhos para enxergar

Esbarra em móveis ou tropeça constantemente

Tem dificuldade em reconhecer pessoas de longe

Se sente insegura em explorar novos ambientes

Vale ressaltar que a primeira avaliação ocular da criança acontece na maternidade, com o teste do olhinho. A primeira consulta oftalmológica deve ter início entre seis meses e um ano de idade. Depois disso, os pais devem levar os filhos regularmente para a realização de testes de visão - de preferência uma vez por ano, independentemente da apresentação de sinais e sintomas de doenças oftálmicas.

Campanha para conscientizar pais sobre a miopia infantil

A ZEISS Vision lançou a campanha “Abra os Olhos para a Miopia Infantil” com o objetivo de conscientizar pais, educadores e a sociedade em geral sobre a alta prevalência desse distúrbio visual e os seus impactos negativos no dia a dia e no futuro das crianças. A nova campanha visa fornecer informações essenciais, desmistificar conceitos e incentivar a adoção de hábitos saudáveis para a saúde ocular infantil, como a ida regular ao oftalmologista.

“Esse é um tema recente que cresceu aos poucos e ficou mais evidente após a pandemia, mas a conversa sobre tratamento, diagnóstico e prevenção ainda é muito embrionária. Vemos muitos casos, relatados por médicos, de crianças que perdem interesse pelos estudos ou vida social por não serem corretamente diagnosticadas”, diz Paula Queiroz, diretora de marketing.
 

Facebook