18/08/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Lisboa promoveu no último sábado (16), o III Seminário Municipal do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa).
O encontro reuniu educadores, gestores e coordenadores da rede municipal para compartilhar experiências exitosas e refletir sobre práticas que fortalecem a inclusão e a valorização da diversidade cultural nas escolas.

Um dos principais eixos do seminário foi a discussão em torno da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), em consonância com as Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Essas legislações tornaram obrigatória a abordagem da história e cultura afro-brasileira, africana e, posteriormente, indígena, no currículo da educação básica, reforçando o compromisso das escolas em promover a equidade, o respeito e o reconhecimento da pluralidade cultural do Brasil.
O momento contou com a presença do prefeito Erivaldo Lopes que destacou a importância do momento. "É uma grande honra participar desse momento tão importante, onde reafirmamos o nosso compromisso com a equidade. Quando falamos em equidade, falamos de justiça, falamos em olhar para cada cidadão, para cada criança, para cada família, e compreender que todos têm direitos iguais, mas que nem todos fazem parte das mesmas condições. O papel do poder público é criar caminhos para que cada pessoa tenha as mesmas oportunidades de aprender, crescer e sonhar, então nossa gestão tem buscado colocar a equidade no centro das políticas públicas", frisou.

O professor André Ferreira falou sobre a consciência que cada educador deve trazer consigo da necessidade de promover uma educação igualitária a cada criança.
A professora Solidade Sales falou da gratidão em participar desse momento tão importante e da grandeza do Seminário para todos os presentes pelo compartilhamento de experiências e aprendizado coletivo.
A diretora Maria dos Remédios Leal agradeceu a Equipe PPAIC pelo momento de tão grande valor para Educação, parabenizou todos que apresentariam suas práticas, especialmente os professores da sua Escola a Creche Municipal Daysa Régia de Sousa Silva.

A assistente social da Rede Municipal de Educação, Darlen Cipriano, ministrou a palestra: Boas práticas pedagógicas para a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças na Educação Infantil: um estudo de caso.
Durante o evento, práticas pedagógicas de destaque foram apresentadas e avaliadas por um júri, sendo selecionadas para o Seminário Regional do PPAIC. As experiências escolhidas foram:
Educação Infantil: Qual é a sua cor? – Creche Municipal Daysa Régia de Sousa Silva, com as professoras Kátia Kaline e Mônica Silva.
Ciclo de Alfabetização: Cabelo bom é o que? – Núcleo Municipal de Educação Francisco das Chagas Rodrigues, com a professora Márcia Fialho.
Gestão: Consciência negra o ano todo! – Unidade Escolar João Rodrigues de Almeida, sob a liderança da diretora Audiene Rodrigues e da coordenadora Zuleide Fialho.


O seminário foi marcado por reflexões, debates e trocas de experiências que reforçam o papel da educação como ferramenta de transformação social. Em seu pronunciamento de encerramento, a Coordenadora Municipal do PPAIC destacou a importância do compromisso coletivo com uma alfabetização que respeite a singularidade de cada criança.
“Chegamos ao final deste encontro com a certeza de que alfabetizar é muito mais do que ensinar a ler e escrever: é plantar sementes de igualdade, esperança e futuro. (...) Alfabetizar com equidade é isso: garantir que nenhuma criança fique para trás, que todas tenham o mesmo direito de florescer. Muito obrigada pela presença e pela partilha. Que nossas práticas sejam sempre guiadas pela justiça, pelo afeto e pela certeza de que educar é transformar vidas”, frisou.