Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Santana do Piauí realiza palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher em alusão ao Agosto Lilás

25/08/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7e27d5ade77efced8e.jpeg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-7e27d5ade77efced8e.jpeg (Foto: Cidades na Net)

Integrando as ações da Campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu, na manhã desta segunda-feira (25), uma palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Com o tema “Vozes que Libertam!” o evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e teve como propósito fortalecer o debate em torno da violência contra a mulher, destacando a importância da conscientização e da prevenção.

Estiveram presentes o prefeito Adonaldo Cassiano, a ex-prefeita; Maria José, o presidente da Câmara; Netinho do Mel; a secretária de Assistência Social; Millena Moura, o secretário de Saúde; Levy Moura, a secretária de Esporte; Laine Carvalho, representantes da assistência social e população em geral.

Em sua fala, o prefeito Adonaldo Cassiano reforçou a importância da palestra como uma oportunidade para que as mulheres conheçam seus direitos e as formas de proteção a que têm acesso.

“Essa palestra foi organizada pensando nas mulheres, para poderem ouvir, falar e compreender diversas situações que enfrentam muitas vezes, mas sobre as quais não possuem conhecimento. Durante o encontro, cada participante poderá se identificar com a palestrante e refletir sobre seus direitos. É um momento de aprendizado e conscientização, no qual as mulheres saem valorizando sua importância na sociedade e reconhecendo os direitos que possuem”, disse.

Já a secretária de Assistência Social, Millena Moura, destacou a importância de informar, orientar e empoderar as mulheres para conhecerem seus direitos e possam se proteger.

“Realizamos hoje uma palestra em alusão ao Agosto Lilás, um mês de conscientização e combate pelo fim da violência contra a mulher. Violência essa que muitas vezes é silenciada ou até mesmo naturalizada. Por isso, a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal reforçam seu compromisso com as políticas feministas, com todas as mulheres santanenses”, comentou.

A palestra magna foi ministrada pela Assistente Social do CREAS de Picos, Wanessa Bruna, que conduziu um momento de reflexão e aprendizado abordando temas fundamentais para que as participantes compreendessem melhor suas experiências e direitos, além de receberem orientações práticas sobre como se proteger e identificar sinais de violência em diferentes contextos.

“A campanha do Agosto Lilás, que é uma campanha anual em prol da conscientização contra a violência doméstica e familiar. Com isso, falamos hoje sobre os cinco tipos de violência doméstica, sobre o ciclo da violência, sobre a lei Maria da Penha, sobre as medidas protetivas, sobre o combate no geral ao feminicídio, sobre a violência doméstica contra a mulher, sobre os direitos das mulheres. Espero que tenha sido de grande proveito, que tenha sido um momento de conscientização, que as mulheres saiam daqui sabendo seus direitos, os canais de denúncias e que possamos caminhar juntas pelo fim da violência contra doméstica”, pontuo.

O espaço também incentivou o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento de laços de apoio entre as participantes.

A campanha Agosto Lilás, instituída pela Lei nº 14.448/22, determina que anualmente em todo o território nacional, com ações voltadas à conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher, reforçando a importância da denúncia e do fortalecimento da rede de proteção.

Com isso, Santana do Piauí reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Com informações e imagens do Portal Cidades na Net

 

Facebook