03/09/2025 - Redação
(Foto: )
(Foto: )
A cidade de Santo Antônio de Lisboa receberá, a partir da próxima segunda-feira (8), o projeto Mente em Foco, que garante acesso de crianças de 3 a 10 anos de idade a atendimento médico e, em caso de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), emissão do laudo. A abertura será no domingo (7), às 17h, no Núcleo Municipal Chagas Rodrigues, Rua Governador Helvídio Nunes.
Os atendimentos serão de 8 a 11 de setembro, no Espaço Atendimento às Famílias, Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente da Silva, Rua Antônio Rodrigues, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As crianças serão atendidas em um microônibus adaptado com sala sensorial, por equipe formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.
O Mente em Foco é idealizado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT) e pelo empresário Vespasiano Carvalho. "O Mente em Foco é um projeto pioneiro no Brasil, que dá acesso, gratuitamente, a famílias que não têm condições de pagar as consultas caras e o atendimento especializado necessários para diagnosticar seus filhos”, explica Franzé.
Em Santo Antônio de Lisboa, o projeto conta com parceria da Prefeitura. Vespasiano Carvalho explica que o atendimento é realizado com uso de aplicativo exclusivo, realização de questionário, emissão do laudo, relatório e orientações. O sistema mapeia os casos de neurodivergência e possibilita conexão com o aplicativo Gov.br, para expedição da carteirinha do autista.
Critérios para ser atendido
Para ser atendida, a criança deve:
• Ter de 3 a 10 anos de idade;
• Apresentar comportamento atípico;
• Estar cadastrada no CadÚnico;
• Ser referenciada por profissionais da Educação, Saúde e da Assistência Social do município;
• Possuir encaminhamento médico/profissional da
área;
• Nunca ter realizado primeira consulta ou
avaliação com profissionais da área.
Documentação necessária
Certidão de Nascimento ou documento com foto.
Características do microônibus
O espaço do microônibus com sala sensorial conta com mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família. Todos os elementos foram projetados com iluminação neutra para melhorar a sensibilidade visual.
Ascom Parlamentar - Nícolas Barbosa