Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Política

Câmara realiza sessão solene em comemoração aos 50 anos da Diocese de Picos

17/09/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-e6651fa5215104860a.jpeg (Foto: Jesika Mayara)
P40G-IMG-e6651fa5215104860a.jpeg (Foto: Jesika Mayara)

A Câmara de Vereadores de Picos realizou na noite desta terça-feira, 16, uma sessão solene alusiva ao Jubileu de Ouro da Diocese do Município.

O momento foi proposto pelos vereadores Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho, e Francisca Celestina de Sousa Moura (Dalva Mocó). Na ocasião o bispo diocesano Dom Plínio José Luz da Silva, foi agraciado com a medalha Mérito Legislativo Vereador Gilson Nunes.

Também participaram da sessão os vereadores Eriberto Barros, José Luís, Valdivia Martins, Creusa Nunes, Welligton Dantas, Pedro Pio, Antônio Moura e Noemia Marques. Membros do clero, das comissões diocesanas e fieis, também estiverem presentes.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Picos esse é um momento de celebração e renovação da fé do povo picoense e de toda a macrorregião.

“Nós, enquanto vereadores, não poderíamos deixar de fazer essa homenagem. A igreja católica tem crescido, fortalecido a fé e a união nesse período, o bispo Dom Plínio e todos os padres vem realizando um belo trabalho”, disse Rinaldinho.

Durante a sessão solene, o vereador Chaguinha fez uso da palavra e descreveu como a história da diocese tem se entrelaçado com a de Picos e de seu povo.

“A Diocese foi implantada em 1975 com a chegada do Bispo Dom Alfredo, isso marcou uma nova história, com isso tivemos a primeira paroquia que foi a de Nossa Senhora dos Remédios, posteriormente, vieram as paroquias de São Francisco de Assis e São José Operário. E agora, e mais recente a Nossa Senhora do Carmo. Isso mostra o quanto nossa cidade tem crescido e o número de fieis tem aumentado simbolizando a liderança do Bispo Dom Plínio”, disse o vereador.

A sessão foi marcada por um momento orante, com a entronização da imagem de Nossa Senhora dos Remédios e da vela do jubileu, em seguida, fiéis entraram com quatro velas simbolizando os 40 anos de caminhada da igreja católica em Picos.

“É preciso reconhecer os 50 anos de serviços prestados pela Diocese na evangelização do povo de toda a macrorregião. Nós do poder legislativo picoense, estamos apenas reconhecendo toda essa trajetória nessa noite memorável”, afirmou a vereadora Dalva Mocó.

Os padres da diocese receberam dos vereadores diplomas de reconhecimento do serviço prestado na evangelização dos fiéis.

Em seguida, o bispo diocesano recebeu o certificado e a medalha Vereador Gilson Nunes.

“Nós ficamos honrados porque a Igreja, na sociedade, ela se sente parte integrante. E a gente quer fazer, demonstrar a nossa honra porque quando somos reconhecidos a gente se sente mais parte, mais integrada. Até mesmo porque na sociedade a Igreja se sente como parte de uma missão muito sublime que é de cuidar, cuidar das pessoas. A gente sabe que a Câmara Municipal, a Casa das Leis da comunidade, tem também essa missão de cuidar, de certa forma. A nossa tem um leque bem amplo, seguindo a própria prática da Igreja no Brasil e no mundo, que é de cuidar da pessoa desde a sua concepção até a morte natural. E tudo que envolve a pessoa para que esse trajeto da vida, essa linha da vida aconteça de uma forma contentadora e segura, a gente entra também com a nossa missão. Apesar do destaque nosso ser o religioso, o espiritual”, frisou.

 

 

 

Facebook