26/09/2025 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
O adolescente Yhudy, de 14 anos, filho do cantor Wesley Safadão e da influenciadora Mileide Mihaile, passou por uma cirurgia de emergência em São Paulo na última sexta-feira (19). O procedimento foi realizado após exames apontarem um tumor raro no crânio, identificado como granuloma eosinofílico. A informação foi confirmada em comunicado oficial divulgado pela mãe do jovem na quarta-feira (24).
De acordo com a nota, Yhudy apresentou fortes dores de cabeça, o que levou à investigação médica. Os exames confirmaram a presença de um tumor ósseo no osso parietal, classificado como granuloma eosinofílico (histiocitose de Langerhans).
“Exames constataram um tumor ósseo no osso parietal do crânio, conhecido como granuloma eosinofílico (histiocitose de Langerhans). O resultado da biópsia está em andamento, mas até o momento, os indícios mostram que se trata de um tumor benigno e que não haverá necessidade de tratamento complementar, como a quimioterapia. Yhudy recebeu alta hospitalar na última segunda-feira (22) e já se encontra em casa recebendo os cuidados necessários”, diz o comunicado.
Segundo a família, Yhudy está em casa, em processo de recuperação, e segue sob acompanhamento médico. Ainda não há definição sobre tratamentos adicionais, mas os primeiros resultados indicam que o quadro não exigirá procedimentos como quimioterapia.
“A prioridade, neste momento, é garantir que ele receba os cuidados necessários e todo o apoio para retomar gradualmente sua rotina”, complementa a nota.
O que é granuloma eosinofílico?
Um granuloma eosinofílico é uma condição médica que se manifesta como um nódulo ou uma massa inflamatória causada pelo acúmulo de células do sistema imunológico, principalmente os eosinófilos.
Essa condição não é uma doença única, mas sim uma manifestação de diversas doenças subjacentes. A causa exata do granuloma eosinofílico pode variar bastante. Em humanos, eles são frequentemente associados a doenças como a granulomatose com poliangiite eosinofílica (também conhecida como síndrome de Churg-Strauss) ou a histiocitose de células de Langerhans. Já em animais, especialmente gatos e cavalos, é uma condição mais comum e geralmente ligada a reações alérgicas ou a hipersensibilidade.
Nos animais, essa condição é bastante conhecida, sendo parte do que se chama complexo granuloma eosinofílico felino. Nos gatos, pode aparecer como lesões na pele, na boca ou nas patas, muitas vezes causadas por alergias a pulgas, alimentos ou fatores ambientais. O tratamento, nesses casos, costuma envolver a identificação e a eliminação da causa alérgica, além do uso de medicamentos anti-inflamatórios ou imunossupressores.
Em humanos, a abordagem é diferente, pois o granuloma pode ser um sintoma de uma condição mais grave. É crucial realizar um diagnóstico preciso para identificar a doença primária. Para isso, são utilizados exames de imagem, biópsias da lesão e análises de sangue. O tratamento será direcionado à doença de base.
Portal O Dia