30/09/2025 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
A cidade de Alagoinha do Piauí realizou no último sábado (27) o Dia D da campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização resultou na imunização de 313 animais, sendo 163 cães e 150 gatos.

A secretária de Saúde e primeira-dama do município, Hortalina Bezerra, destacou a importância da iniciativa para a saúde pública. “A vacinação contra a raiva é essencial, pois trata-se de uma zoonose grave, que não tem cura e pode ser fatal. Proteger os animais é também proteger a população”, afirmou.
A vacina é obrigatória para cães e gatos a partir dos três meses de idade, e deve ser aplicada anualmente para garantir a eficácia da proteção.

Raiva: uma ameaça à saúde pública
A raiva é uma doença viral grave que afeta mamíferos, inclusive os seres humanos. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da saliva de animais infectados, através de mordidas, arranhões ou lambidas em mucosas ou feridas abertas.
Nos humanos, os primeiros sintomas incluem mal-estar, febre e dor no local da lesão, evoluindo para alterações neurológicas, delírios, espasmos musculares e, na maioria dos casos, morte. A única forma de prevenção eficaz é a vacinação de animais e, em caso de agressão, o tratamento imediato com lavagem da ferida, aplicação de soro e vacina antirrábica.
Campanha segue na zona rural
Após a mobilização na zona urbana, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde seguem, ao longo da semana, para comunidades da zona rural, garantindo que todos os animais do município sejam vacinados.
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da campanha e para manter o município livre da raiva.
Web Piauí