24/10/2025 - Redação
(Foto: Andrej Tarfila/SOPA)
(Foto: Andrej Tarfila/SOPA)
O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (24) que enviou o grupo de ataque de porta-aviões Gerald R. Ford, o primeiro e mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, para o Caribe. Não está claro onde os navios ficarão posicionados exatamente.
Esse grupo inclui o porta-aviões USS Gerald R. Ford, quer tem um reator nuclear e é classificado pela Marinha americana como o maior do mundo.
Ele pode abrigar mais de 75 aeronaves militares, incluindo aviões de combate como os jatos F-18 Super Hornet e o E-2 Hawkeye, que pode atuar como um sistema de alerta antecipado.
Além disso, possui um arsenal de mísseis, como o Evolved Sea Sparrow Missile, que são mísseis superfície-ar de médio alcance usados para combater drones e aeronaves.
O grupo atracou perto do porto de Split, na Croácia, em 21 de outubro, a mais de 8 mil quilômetros do Caribe, o que significa que deve levar dias para que o grupo esteja perparado para lançar qualquer ataque na região.
Segundo Sean Parnell, porta-voz chefe do Pentágono, essa ação foi tomada seguindo a diretriz para desmantelar "Organizações Criminosas Transnacionais e combater o narcoterrorismo".
Com isso, ele argumenta que a capacidade das forças americanas de "detectar, monitorar e desmantelar atividades e atores ilícitos que comprometam a segurança e a prosperidade do território nacional dos Estados Unidos e nossa segurança no Hemisfério Ocidental".
O grupo também conta com navios de apoio, como o cruzador de mísseis guiados classe Ticonderoga Normandy e os contratorpedeiros de mísseis guiados classe Arleigh-Burke Thomas Hudner, Ramage, Carney e Roosevelt, incluem capacidades de guerra superfície-ar, superfície-superfície e antissubmarino.
Fonte: CNN