30/10/2025 - Jesika Mayara
(Foto: Gelimar Moura)
(Foto: Gelimar Moura)
Na noite desta quarta-feira, 29, a Câmara de Vereadores de Picos realizou sessão solene alusiva aos 50 anos da Romaria que leva os fiéis aos santuários nas cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará. CONFIRA IMAGENS!
O momento contou com a presença da vice-prefeita de Picos, Xandú Neri; do secretário de Defesa Civil, José Icemar Lavor Neri, o Nerinho; do ex-prefeito de Picos, José Neri; do presidente da Câmara de Vereadores de Picos, José Rinaldo Cabral, o Rinaldinho (MDB); além de vereadores picoenses e romeiros.
O propositor da sessão solene, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, falou que a história da romaria é marcada pela simplicidade e pela fé.
“Essa história começou com um gesto do ex-prefeito José Neri e se perdurou por muitas décadas, até que o deputado Nerinho, assumiu e coordena as viagens. Hoje comemoramos os 50 anos de um desejo de levar o povo de Picos para pagar suas promessas nos santuários”, disse o vereador.
A sessão contou com homenagens aos romeiros que marcam a história da peregrinação.
“Nada mais justo que a Câmara homenagear esses romeiros que há 50 anos fazem essa peregrinação de fé”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Picos, vereador Rinaldinho.
A 50ª edição da romaria acontece nesta quinta-feira, 30, com a saída de 31 ônibus, que vão transportar cerca de 1600 pessoas, do bairro Canto da Várzea com destino ao Ceará. De acordo com o deputado Nerinho, já está tudo organizado.
“Quero agradecer a Câmara por esse momento. A romaria possui uma logística muito grande, vamos amanhecer a sexta-feira no Canindé, onde seremos recepcionados pelo prefeito da cidade e seremos homenageados, lá haverá uma missa para os romeiros picoenses e visita a estatua de São Francisco, a noite seguimos para o Juazeiro, onde nossa programação segue com missa em homenagem ao Jubileu”, disse o deputado.