30/10/2025 - Redação
(Foto: João Paulo Leal)
(Foto: João Paulo Leal)
Por João Paulo Leal – Da Redação
A Câmara Municipal de Sussuapara aprovou na noite de hoje, quinta-feira (30), em duas sessões seguidas, um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que institui a Loteria Municipal de Sussuapara, regulamentando e permitindo a exploração de serviços lotéricos no âmbito do município. A proposta tem como principal objetivo ampliar as receitas próprias sem onerar diretamente os cidadãos, fortalecendo a autonomia financeira e criando uma nova fonte de recursos para investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, esporte e lazer.
Na mensagem encaminhada aos vereadores, o prefeito Naerton Moura destacou que a criação da loteria representa uma alternativa inovadora e estratégica para o fortalecimento das finanças públicas, permitindo que o município amplie sua capacidade de atendimento às demandas da população. O documento ressalta ainda que o modelo de exploração proposto observa todas as normas constitucionais e as leis federais vigentes.
Com a medida, Sussuapara busca criar uma fonte sustentável de receita vinculada a políticas públicas prioritárias, sem aumento de impostos ou criação de novos tributos. “A aprovação do projeto representa um avanço significativo para o fortalecimento das finanças públicas e para a melhoria da qualidade de vida da população sussuaparense”, destacou o prefeito na mensagem enviada ao Legislativo.
Além da aprovação da Loteria Municipal, a sessão da Câmara também foi marcada pela votação de outros itens da pauta. A vereadora Vanderli Ferreira teve aprovado requerimento solicitando a construção de uma passagem molhada no povoado Cercado, atendendo a uma demanda da comunidade local.
Os vereadores Eduardo Café e Edilberto Leal apresentaram Decretos Legislativos concedendo título de cidadania sussuaparense a duas personalidades: o ex-gerente da Pneumarques, Edvarton Antônio de Barros, e o comandante do Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Sussuapara, capitão Antônio Marcos Ferreira Rodrigues.
%2021_25_26_114bd658.jpg)
Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Casa, Francisco Everton Campos Veloso, o Velosinho, com a presença em plenário dos vereadores José Omar, Dedé Cipaúba, Edilberto Leal, Eduardo Café, Vanderli Ferreira e Vagner Rocha. Vários empresários e comerciantes locais também prestigiaram as sessões de hoje do Legislativo Sussuaparense.
%2021_25_26_bed2e4c0.jpg)