31/10/2025 - Redação
(Foto: João Paulo Leal)
(Foto: João Paulo Leal)
Por João Paulo Leal – Da Redação
A cidade de Santa Cruz do Piauí foi palco, nesta sexta-feira (31), de um evento histórico para o meio ambiente piauiense: a Solenidade de Entrega dos Certificados de Brigadistas Florestais dos territórios Vale do Guaribas, Vale do Itaim, Vale do Canindé e Vale do Sambito. A cerimônia ocorreu no auditório da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), polo do município, e marcou a maior formação de brigadas florestais já realizada no Estado, com 274 brigadistas certificados, sendo 66 mulheres entre os formados.
Antes da solenidade, porém, os brigadistas estiveram no Estádio Municipal, onde divididos em equipes participaram de sobrevoos no helicóptero esquilo do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) da Polícia Militar, que tem sido acionado e utilizado em várias operações de combate a incêndios de grandes proporções no Estado.
A prefeita de Santa Cruz do Piauí, Laís Barroso, destacou a importância da cidade sediar o evento e expressou sua alegria pelo reconhecimento. “É uma felicidade imensa termos sido escolhidos para sediar essa certificação de verdadeiros agentes de segurança. Parabenizo todos os prefeitos e gestores que investem em qualidade, segurança e saúde coletiva — do planeta, do estado e das nossas cidades, por meio do meio ambiente”, afirmou.
A gestora também ressaltou o compromisso de Santa Cruz com o cuidado ambiental. “Total apoio de Santa Cruz. Somos apenas gratidão por termos pessoas tão comprometidas com o bem coletivo, principalmente com as pessoas, porque quando cuidamos da natureza e do meio ambiente, cuidamos de nós mesmos”, completou.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Feliphe Araújo, também esteve presente e destacou os impactos positivos da iniciativa. “Os incêndios florestais, principalmente entre julho e novembro, danificam produções, prejudicam o meio ambiente e a saúde humana. Essa ação é essencial para proteger nossas florestas e cuidar cada vez mais da saúde das pessoas”, afirmou.
Feliphe Araújo ainda enfatizou o compromisso do governo estadual, sob a liderança do governador Rafael Fonteles, em reduzir as emissões de CO₂ e enfrentar os desafios ambientais. “É uma missão que o governador nos deu e uma das pautas que ele pede para priorizar. Com brigadas capacitadas e equipadas, teremos ações preventivas e respostas mais rápidas em casos de incêndios”, destacou.
Entre os municípios que tiveram brigadas certificadas estão: Santa Cruz do Piauí, Picos, Wall Ferraz, Sussuapara, Paulistana, Jacobina do Piauí, Acauã, Valença do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Curral Novo do Piauí, Vera Mendes, Simões, Caldeirão Grande do Piauí, Francisco Macedo, Betânia do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Belém do Piauí, Alegrete do Piauí e Santo Inácio do Piauí.