Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

TRE-PI leva atendimento itinerante de cadastro biométrico a diferentes pontos em Picos

12/11/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-8f41bae700a58aeb3c.jpg (Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasi)
P40G-IMG-8f41bae700a58aeb3c.jpg (Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasi)

Garantir que todos os eleitores tenham acesso ao cadastro biométrico é o objetivo da nova ação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em Picos. Entre os dias 24 e 28 de novembro de 2025, o Cartório da 10ª Zona Eleitoral vai disponibilizar postos itinerantes de atendimento em diferentes locais da cidade, ampliando o alcance do serviço e evitando filas no cartório.

A medida visa atender quem já possui título de eleitor, mas ainda não realizou o cadastro biométrico, procedimento que inclui o registro de foto e impressões digitais. A iniciativa busca garantir mais segurança e confiabilidade ao processo eleitoral, além de permitir que os cidadãos tenham acesso facilitado a serviços da plataforma Gov.br.

De acordo com o cronograma divulgado, os atendimentos serão realizados em diferentes bairros e instituições de ensino:  24 de novembro (segunda-feira) – Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, das 15h às 19h; 25 de novembro (terça-feira) – Unidade Escolar Helvídio Nunes de Barros, Povoado Fátima, das 8h às 12h; 26 de novembro (quarta-feira) – Unidade Escolar Nossa Senhora dos Remédios, Povoado Torrões, das 8h às 12h; 27 de novembro (quinta-feira) – Faculdade R. Sá, das 15h às 19h; 28 de novembro (sexta-feira) – Creche Dorothéa Cristo de Oliveira, Bairro Boa Vista, das 8h às 12h.

Para realizar o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de endereço recente. De acordo com informações do TRE-PI, o cadastramento biométrico é fundamental para garantir mais transparência e segurança nas eleições, além de atualizar o banco de dados da Justiça Eleitoral.

O Cartório Eleitoral reforça que os eleitores que ainda têm dúvidas sobre a situação biométrica podem verificar pessoalmente no cartório ou consultar o status diretamente no site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br), na opção “Situação Eleitoral”.

Com a ação, o Tribunal busca aproximar o serviço da população e incentivar que todos os picoenses estejam regularizados para as próximas eleições, evitando transtornos e filas de última hora.

 

Cidades na Net

Facebook