Picos(PI), 24 de Fevereiro de 2026

Matéria / Cidades

Educação de Santana registra aumento de 28,57% no número de aprovados no IFPI

08/01/2026 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8e8730e2b66149b52b.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-8e8730e2b66149b52b.jpg (Foto: Reprodução)

A educação da Rede Municipal de Santana do Piauí segue apresentando avanços significativos na qualidade do ensino. Um dos indicadores desse progresso é o aumento no número de alunos aprovados no Exame Classificatório 2026.1 do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Neste ano, nove estudantes da rede municipal conquistaram aprovação, representando um crescimento de 28,57% em comparação a 2025, quando sete alunos foram aprovados na primeira chamada.

Os estudantes aprovados são oriundos das escolas Severo Maria Eulálio e Ferreira Santos Brito, com ingressos em cursos técnicos nas áreas de Administração e Eletrotécnica.

Da Escola Severo Maria Eulálio, foram aprovados:

Isabelly de Sousa Leal – Técnico em Administração

Ana Sophia Carvalho Bezerra – Técnico em Eletrotécnica

Anna Julia Leal Rodrigues – Técnico em Eletrotécnica

Rubens Pinheiro Rocha – Técnico em Eletrotécnica

Yllana Kayra de França Araújo – Técnico em Administração

Já da Escola Ferreira Santos Brito, todos os aprovados ingressaram no curso Técnico em Eletrotécnica:
Maysa Viviany Silva de Brito

Cayo Leal de Almeida Brito

Wendson Moura Leal

Rakel da Silva Matos

O secretário municipal de Educação, Gilmar Rodrigues, destacou que o resultado é reflexo de investimentos contínuos e do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas do município.

“O desempenho dos nossos alunos demonstra que os investimentos na excelência do ensino estão dando resultados. Temos fortalecido a formação dos professores, melhorado a estrutura das escolas e acompanhado de perto o processo de aprendizagem, o que se reflete nessas aprovações tão importantes”, afirmou.

O coordenador de Avaliações Externas, Romário Moura, comemorou o resultado.

"O primeiro passo para uma educação pública e de qualidade é acreditar e apostar no potencial de cada aluno. E esse expressivo resultado da rede municipal, que agora entrega excelentes alunos para o IFPI, é prova disso. Nosso trabalho sempre esteve focado nesse ideal, de que é preciso apoiar e incentivar a vontade de futuro desses adolescentes/jovens. São muitos os desafios, mas os bons resultados continuam a mover todos os profissionais envolvidos!", frisou.

O prefeito Adonaldo Cassiano também ressaltou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da educação e o desenvolvimento dos estudantes.

“A educação é uma das prioridades da nossa gestão. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, investindo no presente para garantir um futuro melhor para nossos jovens e para Santana do Piauí”, destacou o gestor.

A Prefeitura parabenizou os alunos pela conquista, as famílias pelo apoio fundamental e as equipes escolares pelo trabalho que vem transformando sonhos em realidade por meio da educação.

 

Com informações da Prefeitura de Santana do Piauí

Facebook