Picos(PI), 25 de Março de 2026

Matéria / Geral

Diocese divulga programação da Semana Santa em Picos

25/03/2026 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-582c8e278323353eeb.jpeg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-582c8e278323353eeb.jpeg (Foto: Reprodução)

A Diocese de Picos, através da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios divulgou a programação oficial da Semana Santa 2026 em Picos. O cronograma foi apresentado na manhã desta quarta-feira (25/03), durante coletiva de imprensa conduzida pelo pároco Padre Pio Feitosa.

A programação reúne celebrações tradicionais do calendário católico, como missas solenes, procissões, vias-sacras e momentos de confissão, envolvendo diversas comunidades e paróquias da cidade.

As atividades têm início nesta quinta-feira (26), com atendimentos de confissões em diferentes bairros, e seguem até o Domingo de Páscoa (05/04), com celebrações que marcam a ressurreição de Jesus Cristo.

Destaques da programação

Na sexta-feira (27), será realizada a tradicional Procissão de Passos, com a participação de fiéis de várias paróquias, culminando no encontro das imagens na Catedral.

No Domingo de Ramos (29), estão previstas bênçãos e procissões em diversos pontos da cidade, incluindo a tradicional caminhada até a Catedral, além da coleta da solidariedade da Campanha da Fraternidade.

A Segunda-feira Santa (30) será marcada pela Missa do Santo Crisma, reunindo o clero da Diocese de Picos.

Já na Quinta-feira Santa (02/04), ocorre a Missa da Ceia do Senhor com o rito do lava-pés, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento e da Procissão do Fogaréu, uma das manifestações mais simbólicas do período.

Na Sexta-feira Santa (03/04), os fiéis participam da Via-Sacra e da Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Cristo, além das procissões do Senhor Morto em vários bairros.

O Sábado Santo (04/04) será dedicado à Vigília Pascal, celebrada à noite nas paróquias, enquanto o Domingo de Páscoa (05/04) encerra a programação com missas festivas e a procissão do Senhor Ressuscitado.

Orientação aos fiéis

A paróquia também reforçou orientações sobre a confissão, destacando passos importantes como o reconhecimento dos pecados, o arrependimento, o propósito de mudança de vida e a confiança na misericórdia de Deus.

Segundo o padre Pio Feitosa, a expectativa é de grande participação popular ao longo de toda a Semana Santa, considerada um dos períodos mais importantes para a fé católica.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Dia 26/03/2026 – Quinta-feira

Bairro JUNCO

08h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h – Confissões auriculares na Matriz do Junco, Morrinhos, Pedrinhas, COHAB, Samambaia II, DNER (Todos os padres do zonal I). 14h às 17:00h – Confissões auriculares na Matriz do Junco e na sede do Geminiano.

Dia 27/03/2026 – Sexta-feira de Passos

NOSSA SENHORA DO CARMO

08h às 11:30h – Confissões auriculares – Igreja N. Sra. do Carmo – Canto da Várzea (Todos os padres do zonal I).

CATEDRAL

16:00h ……Procissão saindo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Canto da Várzea, com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

JUNCO

15:00h ……Procissão saindo da Igreja Matriz do Junco até a Catedral com a Cruz.

SÃO JOSÉ

16:00h ……Missa na Matriz e, em seguida, procissão com a imagem do Bom Jesus, até a Catedral.

18:00h …..ENCONTRO DAS IMAGENS E DA CRUZ PARA SANTA MISSA COM AS TRÊS PARÓQUIAS

Dia 29/03/2026 – Domingo de Ramos

(Coleta da Solidariedade – Campanha da Fraternidade)

CATEDRAL

08:00h …..Bênção dos Ramos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, em seguida procissão até a Catedral e Missa.

16:20h ……Procissão de Ramos das Crianças saindo da Praça Josino Ferreira até a Catedral e Missa.

17:00h ……Missa de Ramos na Catedral e Boa Vista.

19:00h ……Missa de Ramos na Catedral e Cidade de Deus.

NOSSA SENHORA DO CARMO

09:00h……Missa e Bênção dos Ramos na Igreja do Belo Norte.

17:00h ……Missa e Bênção dos Ramos na Igreja São Judas Tadeu e Belo Norte. 19:00h ……Missa e Bênção dos Ramos na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

JUNCO

07:30h …..Bênção e Procissão de Ramos na Igreja de Santa Barbara, no Parque de Exposição, seguida da Missa na Matriz do Junco.

19:00h ……Benção e Missa de Ramos na Matriz do Junco.

SÃO JOSÉ

08:00h …..Benção de Ramos na praça do Hospital Regional Justino Luz em seguida procissão até a Igreja Matriz de São José Operário.

16:00h ……Bênção dos Ramos e Missa na Mirolândia.

19:00h ……Missa na Igreja Matriz de São José Operário.

Dia 30/03/2026 – Segunda-feira Santa

Bairro SÃO JOSÉ

08h às 11:30h e das 14h às 16:00h – Confissões auriculares na Matriz São José Operário (Todos os padres do zonal I).

Catedral

19:00h…. MISSA SOLENE DO SANTO CRISMA, com a presença de todos os presbíteros da Diocese de Picos e leigos representantes das Paróquias.

Dia 31/03/2026- Terça-feira Santa

Catedral

08h às 11:30h e das 14h às 16:00h – Confissões auriculares na Igreja Catedral (Todos os padres do zonal I).

16:00h ……Missa na Igreja de São José no Bairro Paroquial e logo em seguida Via-Sacra no Morro da Aerolândia, passando pelo Cruzeiro das Missões.

19:00h ……Missa na Catedral.

Bairro SÃO JOSÉ

17:00h ……Via Sacra (Saída do Mercado Hoje Super Lar/Antigo Evencio até a Igreja Matriz de São José Operário) (Pastoral da Juventude).

19:00h ……Missa na Morada Nova.

Bairro JUNCO

19:00h…. Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora.

Dia 01/04/2026 – Quarta-feira Santa

(Dia de Penitência)

08:00h… Missa nas três Paróquias para os enfermos e idosos.

CATEDRAL

15:00h ……Confissões auriculares na catedral.

17:00h ……Via-Sacra.

18:00h ……Missa Catedral.

19:00h ……Paixão de Cristo (Teatro São Genésio)

NOSSA SENHORA DO CARMO

19:00h ……Missa com enfermos na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

JUNCO

19:00h ……Via Sacra dramatizada pelos jovens na Matriz. SÃO JOSÉ

15:30h ……Missa no Hospital Regional Justino Luz.

19:00h ……Missa na Matriz de São José Operário.

Dia 02/04/2025 – Quinta-feira Santa

CATEDRAL

17:00h…. Missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés.

 ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

19:00h ……Crianças, Catequistas, Perseverantes, Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, Pastoral Carcerária, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Criança, Bairro paroquial, Loteamento Sá Urtiga Bairro Malvinas e Coroinhas.

20:00h …..Associações Religiosas (Apostolado da Oração, Vicentinos, MEJ e Associação dos Pobres de Santo Antônio), Pastoral da Pessoa Idosa, Círculo Operário e Cidade de Deus, Catecúmenos e Pascom.

21:00h ……Renovação Carismática, AMUPA, Mãe Rainha e Legião de Maria, Madre Cândida, Grupo das Santas Chagas, Filhas do Santíssimo e Escravos de Maria.

22:00h …..Shalom, Pastoral do Dízimo e Dizimistas, Boa Vista, Passagem das Pedras, Terço das Mulheres, Conselho Pastoral e Econômico, Terço das Mães que oram pelos Filhos, Conselhos Comunitários de Pastoral.

22:00h …..INÍCIO DA PROCISSÃO DO FOGARÉU, saindo da Igreja Matriz do Bairro São José, seguindo pelo bairro Aerolândia, rua Osvaldo Cruz seguindo até a Praça Justino Luz, encerrando com adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral.

23:00h …..Pastoral Familiar (Setor Pré – Matrimonio, Pós – Matrimonio e Casos Especiais), Casais Paroquianos, Boa Sorte, Aerolândia, EJC, PJ, Terço dos Homens, GEV e Bairro São Vicente.

ÁREA PASTORAL NOSSA SENHORA DO CARMO

17:00h ……Missa solene da Ceia do Senhor na Igreja São Judas Tadeu.

19:00h ……Missa solene da Ceia do Senhor na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Bairro JUNCO

17:00h…. Celebração da Ceia do Senhor e Lava Pés.

 ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

19:00h  …..Catequistas, Catequizandos,Crianças, PASCOM, Legião de Maria, Terço das Mulheres, Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, e Grupo de Oração São João Paulo II.

20:00h  ….MESCEs, Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Grupo das Santas Chagas, Pastoral do Dízimo e Grupo Padre Pio.

21:00h ……Jovens (EJC, PJ, REC, Maranathá, Coroinhas, Crismandos), GEV e RCC.

22:00h  ….Casais Paroquianos, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo, Terço dos Homens e Misericórdia e Vida. 23:00h  ….Procissão do Fogaréu saindo da Matriz.

Bairro SÃO JOSÉ

17:00h…. Matriz de São José Operário – Missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

18:30h  …..Comunidades Urbanas, Catequese, Coroinhas, MESCE, Grupo Mãe Rainha, Infância Missionária e COMIPA.

19:00h  …..Grupo Fé e Esperança, MESCE, Apostolado da Oração, RCC.

19:30h  …..Pastoral da Juventude e EJC.

20:00h  ….Pastoral da Boa Ação, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde.

20:30h  ….Pastoral do Dízimo. Mães que oram pelos filhos e Conselho Econômico Administrativo.

21:00h  …..Casais Paroquianos e Pastoral Familiar.

21:30h  …..Terço dos Homens e Equipe de Acolhida.

22:00h …..PROCISSÃO DO FOGARÉU, saindo da Igreja Matriz do Bairro São José até a Igreja Catedral.

Dia 03/04/2026 – Sexta-feira Santa

(DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA)

CATEDRAL

13:45h ……Via Sacra (Casais Paroquianos, PJ, Terços dos Homens, Jovens do Shalom e EJC).

15:00h ……Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto.

Após a solene ação litúrgica procissão com o Senhor Morto pelas ruas do Bairro Centro

NOSSA SENHORA DO CARMO

15:00h…. Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

16:00h…. Via Sacra pelo Bairro, após a Solene Ação Litúrgica.

Bairro JUNCO

06:00h .. Via Sacra pelas ruas do Bairro.

15:00h .. Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo; Em seguida, Beijo da Cruz, Descimento do Cristo da Cruz e Procissão do Senhor Morto.

Bairro SÃO JOSÉ

13:30h . Via Sacra saindo do Bairro Ipueiras até a Igreja Matriz de São José Operário.

15:00h .. Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Após a solene ação litúrgica procissão com o Senhor Morto pelas ruas do Bairro São José.

Dia 04/04/2026 – Sábado Santo

Neste dia a Igreja lembra o Sepulcro do Senhor no Silêncio. Nos encontraremos todos na Vigília Pascal, levando uma vasilha com água para benzer e uma vela grande para a renovação das Promessas Batismais.

CATEDRAL

20:00h…. Celebração da Vigília Pascal na Catedral.

NOSSA SENHORA DO CARMO

20:00h…. Celebração da Vigília Pascal.

JUNCO

20:00h…. Celebração da Vigília Pascal na Matriz do Junco.

SÃO JOSÉ

20:00h…. Celebração Vigília Pascal na Matriz.

Dia 05/04/2026 – Domingo de Páscoa

CATEDRAL

07:00h…. Missa no Bairro Aerolândia.

07:00h…. Missa no Bairro Paroquial

09:00h…… Missa Pontifical da Páscoa na Catedral.

16:00h…. Grande procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral, encerrando com a Santa Missa.

17:00h…… Missa no Bairro Boa vista.

19:00h…. Missa no Bairro Passagem das Pedras.

NOSSA SENHORA DO CARMO

09:00h  …Missa de Páscoa na Aroeiras do Matadouro.

17:00h  ….Missa de Páscoa na Igreja São Judas Tadeu.

19:00h  ….Missa de Páscoa na Igreja Nossa Senhora do Carmo

JUNCO

08:00h  …Missa de Pascoa Matriz do Junco.

16:00h  ….Missa de Pascoa no DNER.

19:00h  ….Missa de Páscoa na Matriz do Junco, seguido de Procissão com a Imagem do Senhor Ressuscitado..

SÃO JOSÉ

08:00h …. Missa na Comunidade Ipueiras.

10:00h ….. Missa com 1ª Eucaristia na Matriz de São José Operário.

16:00h ….. Missa de Páscoa na comunidade Umari

19:00h ….. Missa de Páscoa na Matriz de São José Operário.

 Como fazer uma boa confissão

1º – Reconhecer-se pecador

2º – Arrepender-se

3º – Fazer o propósito de mudar de vida

4º – Acreditar na misericórdia de Deus

 

 

Fonte: Web Piauí

Facebook