Picos(PI), 14 de Maio de 2024

Matéria / Política

Cartório Eleitoral registra aumento de troca partidária

A chefe de cartório Daniela Martins, informou que a demanda já era esperada.

11/03/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
8635395a2e43acabb82464426f6b.jpg Daniela Martins, chefe do cartório eleitoral de Picos. (Foto: Jailson Dias)
8635395a2e43acabb82464426f6b.jpg Daniela Martins, chefe do cartório eleitoral de Picos. (Foto: Jailson Dias)

Com a aproximação das eleições municipais o Cartório Eleitoral de Picos, que atende as 62º e 10º zonas eleitorais, tem verificado o aumento na procura por desfiliações partidárias. Os pretensos candidatos têm até o dia 02 de abril para se filiar a um partido politico para concorrer nas eleições municipais, que acontecem no dia 02 de outubro. 

“Tem de tudo, existem vereadores que querem mudar de partido, assim como pretensos candidatos que querem se aventurar nesse novo pleito. Sempre em anos eleitorais aumenta essa demanda de filiação e desfiliação”, disse a chefe de cartório Daniela Martins.

Para se desfiliar é preciso enviar um requerimento ao presidente do partido, assim como outro endereçado ao juiz eleitoral. O processo se da nos âmbitos partidário e no eleitoral.

“O processo é imediato, quando o filiado da entrada no seu requerimento aqui no Cartório Eleitoral, ele já está desfiliado e não precisa mais se preocupar com dupla filiação”, afirmou Daniela.

Ainda de acordo com a chefe de cartório, na Lei 13165, que trata sobre a minirreforma eleitoral,  o legislador possibilitou que aquele político que queira trocar de partido, poderá fazer a mudança, sem perigo de perder seu mandato. “Ele terá que fazer isso dentro da chamada janela, que a lei diz que acontece de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido por lei.”  


PICOS
Em Picos os vereadores Renato Ibiapina e Valdívia Santos, deixaram o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e se filiarão neste domingo, 13, ao Partido Republicado Progressista (PRP).

 

Facebook