Picos(PI), 14 de Maio de 2024

Matéria / Política

Belê Medeiros e Mainha vão se filiar ao PP segunda-feira

Eles passarão a integrar o Partido Progressista atendendo convites do presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira

11/03/2016 - João Paulo

Imprimir matéria
cca0d0bd50ed9e5bb0ca34d1cfdd.jpg Belê e Mainha mudarão de partido nesta segunda (Foto: Divulgação)
cca0d0bd50ed9e5bb0ca34d1cfdd.jpg Belê e Mainha mudarão de partido nesta segunda (Foto: Divulgação)

Por João Paulo Leal
Da Redação

A deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira, a Belê (PSB) e o deputado federal José de Andrade Maia Filho, o Mainha (Solidariedade-PI), vão assinar ficha de filiação ao Partido Progressista (PP) na manhã da próxima segunda-feira, dia 14, durante evento do partido que acontecerá no Cine Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí.

Eles deixarão as siglas pelas quais se candidataram em 2014 amparados pela emenda constitucional 91, promulgada no dia 18 de fevereiro pelo Congresso Nacional, que permite que os políticos, detentores de mandato eletivo, mudem de legenda sem punição por infidelidade partidária. A deputada Belê deixa o PSB, enquanto que o deputado federal Mainha vai deixar o Solidariedade, partido que, no momento, ele também dirige no Estado.

Tendo a região de Picos como sua principal base eleitoral, Mainha e Belê passarão a integrar o PP atendendo convites do presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira Filho, que confirmou presença no evento desta segunda-feira. Contudo, essas filiações atendem a outras questões localizadas. A deputada Belê, por exemplo, segue o destino político do seu tio, o ex-prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, que assinou ficha de filiação ao partido ainda em julho do ano passado, com a pretensão de ser mais uma vez candidato a prefeito.

Já o deputado federal Mainha está retornando ao partido que iniciou sua carreira política ainda na década de 90, quando foi eleito prefeito da cidade de Itainópolis, por dois mandatos seguidos, sendo inclusive presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Outro fator determinante para a troca de partido é o fato dele ser aliado do governador Wellington Dias (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT), sendo que sua legenda atual faz sistemática oposição à presidente da República. O Partido Progressista integra a base governista tanto a nível estadual, quanto nacional.

Facebook