Picos(PI), 18 de Maio de 2024

Matéria / Geral

Piauí tem apenas um curso com conceito máximo no Enade

A maioria dos cursos tiveram desempenho com indíces variando entre 2 e 3

10/10/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-05882fe2035d13278d.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-05882fe2035d13278d.jpg (Foto: Reprodução)

Apenas um curso superior do Piauí entre dezenas que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, obteve o conceito máximo 5. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília. Só o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conseguiu o feito.

A maioria dos cursos tiveram desempenho com indíces variando entre 2 e 3. Alguns receberam nota 4 como Licenciatura em Letras Portugues da Uespi em Teresina e  Parnaíba.

O Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFPI) também teve cursos que receberam nota 4 na avaliação, como o de Licenciatura em Quimica. Os cursos de Licenciatura em Ciencias Biológicas e Pedagogia, ambos da UFPI, receberam nota 4 no Enade.

Cursos como o de Letras Português da Uespi em Bom Jesus e o de Matemática (EAD) da UFPI tiveram nota 1.

Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau. Os resultados do Enade são divulgados no Portal do Inep por meio de Relatórios Síntese de Área, Relatórios de Curso e de IES e dos Microdados do Enade. Já o Boletim do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante. A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal. Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

- Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

- Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.

- Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.

- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Cidade Verde

Facebook