Picos(PI), 17 de Maio de 2024

Matéria / Cidades

Sussuapara promove capacitação para o controle do tabagismo

Atividade foi voltada aos profissionais da saúde que atuam diretamente com fumantes

13/10/2018 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6b67d251a20903eab6.jpg Capacitação dos profissionais de Saúde para o controle do tabagismo (Foto: João Paulo)
P40G-IMG-6b67d251a20903eab6.jpg Capacitação dos profissionais de Saúde para o controle do tabagismo (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara realizou no último dia 11, quinta-feira, uma capacitação para o controle do tabagismo e implantação do programa da rede de atenção à saúde. As atividades foram realizadas no auditório da Prefeitura e teve como público alvo todos os profissionais que atuam no setor: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem e saúde bucal, agentes comunitários de saúde e profissionais do NASF.

A capacitação faz parte do Programa de Controle do Tabagismo, que é destinado a ajudar pessoas a deixarem de fumar através de informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços neste sentido. Na ocasião, o psicólogo Jorge Fernando Rodrigues Ferreira repassou de maneira bem explicativa aos profissionais a importância, o conteúdo e como devem agir para ajudar quem precisa do programa.

Para Rayla Nascimento Leal, coordenadora da Secretaria de Saúde, a capacitação foi importante para sensibilizar os profissionais, a fim de favorecê-los no desenvolvimento de suas competências. Isso porque, para atuar junto às pessoas que desejam parar de fumar, é necessário que os técnicos cumpram a legislação pertinente e utilizem os instrumentos para a realização de ações de controle do tabaco.

OS MALES DO FUMO
A nicotina, um dos principais componentes do tabaco, é um estimulante potente que em apenas alguns minutos, após a inalação do fumo, a substância alcança o cérebro e estimula a produção de adrenalina, produzindo um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial.

O uso excessivo do cigarro é apontado como uma causa importante para o desenvolvimento de enfermidades gravíssimas, entre elas as coronarianas, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), câncer de pulmão, infarto do miocárdio, derrame cerebral, úlceras do estômago, impotência sexual masculina.

Facebook