Picos(PI), 14 de Maio de 2024

Matéria / Geral

APAPI promoverá Feirinha de Adoção de animais neste sábado

A Associação tem promovido desde a sua fundação eventos na tentativa de encontrar um lar para os animais abandonados

10/10/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-04de0bf04a42502963.jpg (Foto: APAPI)
P40G-IMG-04de0bf04a42502963.jpg (Foto: APAPI)

A ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) promoverá uma Feirinha de Adoção de animais no próximo sábado, 12, a partir das 17h00, no Piauí Shopping Center. Segundo a vice-presidente da ONG, Sanya Elaine, serão postos para adoção 10 gatos e 20 cães, a maioria filhotes, embora o número possa ser um pouco maior. A APAPI tem promovido desde a sua fundação eventos na tentativa de encontrar um lar para os animais abandonados.

“Nós fazemos as feiras de adoção em um total desespero, pois são tantos animais abandonados que a gente sai coletando nas ruas, e ainda não temos uma estrutura física, que a gente possa abrigar esses animais, o que é lamentável, por não termos esse apoio”, comentou Elaine.

A questão financeira é outro agravante. Sanya Elaine informou que durante três meses a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, quando gerida pela jornalista Maria Santana, fez a doação de ração e vacina para a ONG, mas desde que ela deixou a pasta, a ajuda foi cortada.

A militante em favor dos direitos dos animais tenta conscientizar as pessoas para que ao invés de comprarem cães e gatos de criadores, que adotem animais, uma vez que são milhares os que precisam de um lar. Ela calcula em três mil o número de cães e gatos abandonados em Picos.

“O que uma pessoa vai ganhar ao adotar um animal? Ela vai ganhar amor. Porque adotar é valorizar a vida. Um cão ou um gato é capaz de sentir emoções, e sofrem tanto quanto a gente”, declarou.

Sanya Elaine informa que ao conseguirem promover a adoção de um animal, a APAPI faz o acompanhamento de como o bichinho está sendo tratado. As pessoas assinam termos de adoção se comprometendo a cuidar bem dos mascotes. “Temos a preocupação de estar em contato com aquela família para saber como aquele animal está, como se fossemos assistentes sociais”, relatou.

No momento uma das principais lutas da APAPI  é fazer com que a lei de castração gratuita dos animais aqui em Picos aprovada seja retirada do papel. 

 

Fonte: Folha Atual

Facebook