23/05/2016 - Jesika Mayara
Outros municÃpios poderão receber o projeto (Foto: Reprodução)
Outros municÃpios poderão receber o projeto (Foto: Reprodução)
Um projeto desenvolvido pela Regional de Saúde de Picos, através do Programa de Controle de Esquistossomose, objetiva levar saúde aos servidores da limpeza púbica do município.
De acordo com a coordenadora do programa, a veterinária Lucia Neiva Barros, graças ao trabalho desenvolvido pelos agentes do programa já se conseguiu eliminar grande focos de esquistossomose em Picos.
“Os garis são extrema importância para a nossa cidade, pois trabalham com a limpeza pública. Esses profissionais são considerados de risco uma vez que o schistosoma mansoni entra através da pele e ele pode entrar em contato com algum material contaminado podendo ser infectado”, explicou a coordenadora.
Por os profissionais trabalharem em um horário diferenciado muitas vezes não conseguem ir até o Programa de Saúde da Família-PSF. Conhecendo essa dificuldade o projeto visa levar saúde até os profissionais.
“Em parceria com a secretaria municipal de saúde, coletamos os dados de todos os profissionais para que fosse realizada a coleta de sangue, fezes e urina. Posteriormente eles serão submetidos a consultas com uma equipe médica disponibilizada pela secretaria, que analisará a saúde de cada profissional”, informou Lúcia.
O próximo passo do projeto será a elaboração da carteira de saúde do servidor da limpeza pública. O documento informará os dados do profissional como tipo sanguíneo e demais dados sob a sua saúde.
“Se por um acaso nas suas atividades laborais ele sofra algum tipo de acidente, estará devidamente identificado, o que facilitará o seu atendimento. Além disso, o projeto contará como prevenção de muitas enfermidades”, disse a veterinária.
As carteiras serão elaboradas em medos de junho, após a realização das consultas médicas e exames. Picos dispõe aproximadamente 225 garis, que serão atendidos pelo programa.