Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Chuvas em Picos devem se intensificar em fevereiro, afirma climatologista

Werton Costa garante que a oscilação das chuvas em Picos é apenas durante o mês de janeiro

30/01/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-3eab63170580860a29.jpg (Foto: Jesse Figueredo)
P40G-IMG-3eab63170580860a29.jpg (Foto: Jesse Figueredo)

As condições atmosféricas seguem dentro da normalidade da climatologia de precipitação para os meses de janeiro e fevereiro. Recentemente foi divulgada uma previsão trimestral pelos órgãos de monitoramento: o Instituto Nacional de Meteorologia e ratificada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A previsão aponta para a normalidade pluviométrica para todo o Piauí, indicando percentuais de anomalia positiva, onde há chuva acima da média em várias áreas, principalmente Norte e Centro-norte.

O climatologista Werton Costa informou que as chuvas para Picos e região devem permanecer estáveis e que vão se intensificar a partir de fevereiro. Segundo ele, por enquanto as condições atmosféricas estão dentro da normalidade, com locais com chuvas acima da média e outros nem tanto, mas sempre oscilantes.

“A atmosfera segue a influência do aquecimento do Oceano Atlântico. Esse aquecimento é favorável para intensificar os processos chuvosos. Também devemos ressaltar que o Oceano Pacífico está na condição de neutralidade, ou seja, nem frio nem quente. Geralmente, são nos períodos de aquecimento dele que se forma a condição do El Niño, que retira as chuvas do Nordeste, ampliando as possibilidades de seca. Então isso está descartado. A neutralidade, porém, não pode ser confundida com o quadro de normalidade e, por isso, a estação chuvosa segue oscilante. Para a faixa do sertão essa oscilação vai continuar, implicando em dias chuvosos e de veranico, ou seja, de tempo firme”, explica o climatologista.

Werton Costa garante que a oscilação das chuvas em Picos é apenas durante o mês de janeiro e que, a partir de fevereiro, as chuvas devem ficar mais intensas. Ele alerta aos produtores a acompanharem as previsões diariamente.


“Para a região de Picos, essa será uma tendência: algumas interrupções rápidas da chuva, algumas mais volumosas, outras moderadas… é o que aguarda durante todo esse período. Para algumas cidades da região, pode-se sentir chuvas abaixo da média e outras, acima. Mas, de qualquer forma, durante o período de fevereiro, assinala a metade da quadra chuvosa. Um ponto importante para o produtor rural, onde poderemos presenciar a continuidade da chuva em níveis e volumes diferentes. Daí recomenda-se acompanhar sempre a previsão de curto prazo. As chuvas devem continuar dentro da normalidade em Picos, porém devem se intensificar a partir de fevereiro”, concluiu.

 

Fonte: Cidades na Net

Facebook