Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Personal alerta sobre riscos e dá dicas de como treinar em casa na quarentena

Rogério Fernandes ressaltou que o risco de lesão aumenta nesse período

21/04/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4aa4c43e714e560f10.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-4aa4c43e714e560f10.jpg (Foto: Reprodução)

A pandemia do coronavírus mudou a rotina de todas as pessoas no mundo. Para não perder o ritmo dos treinos das academias durante a quarentena, muitas pessoas tem improvisado nos exercícios físicos em casa, respeitando a recomendação de não sair para evitar a proliferação da doença.

A vassoura se transforma em um equipamento de apoio, um balde com água em peso de musculação, uma garrafa pet pode te ajudar a fazer aquele exercício no abdômen.

A internet tem sido uma importante aliada para aqueles que não possuíam uma rotina de treinos, o que segundo o personal trainer, Rogério Fernandes, pode representar um grande risco a saúde.

“É importante ressaltar dois pontos. O primeiro é o aumento do risco de lesões, por a pessoa estar treinando sozinha tendo como base pessoas não habilitadas ou estudantes. Já o outro ponto diz respeito ao grupo de pessoas que não treinavam e começaram a se exercitar nesse período, pois quando se iniciam os treinos existe uma queda da imunidade”, ressaltou o profissional.

Rogério afirmou ainda, que é de fundamental importância buscar um profissional capacitado para a montagem de um treino especifico, uma vez que o plano de atividades é baseado nas particularidades de cada aluno.

 “O profissional que vai adaptar o treino, para que ele seja eficaz assim como na academia, não é porque está se treinando em casa, que não se vai levar a atividade a sério”, explicou.

Dicas

A primeira dica do personal é que as pessoas busquem trabalhar com o peso corporal, aumentando assim a intensidade do treino.

Para quem já tem uma consciência corporal (que já possui o habito de treinar), pode fazer uma sobrecarga e fazer adaptações de peso, por exemplo, substituir alteres por garrafas. E o mais importante, manter a rotina de treinos.

Já para quem não treinava antes da pandemia e quer começar, Rogério aconselha que inicie com treinos leves e busque um progressão devagar, devido à queda da imunidade.

Facebook