20/08/2020 - Redação
O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA) está promovendo o Projeto de Extensão - Atendimento Psicológico Emergencial Online Voluntário, que está sob a coordenação das professoras e psicólogas Flávia Marcelly, CRP 21/ 02053 e Anne Caroline, CRP 21/02768 como também ,dos psicólogos voluntários colaboradores: Carinny Lima Leal - Crp 21/02782 e Francinaldo Silva do Nascimento - CRP 21/02981 e ainda, com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Identidades e Subjetividades (NEPCIS), Núcleo de Estudos em Psicologia e Inovação Educativa - NEPSIN e do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça, Classe e Trabalho - NEGRACT da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR.
O projeto é voltado para pessoas em sofrimento decorrente da pandemia de COVID-19 e está em consonância com a Resolução n. 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe sobre a regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Após a pandemia, ocorrerá o desligamento do serviço e encaminhamento para outras possibilidades de atendimento.
A psicóloga Flávia Marcelly explica que a ideia do projeto surgiu após enxergar as mudanças que estão sendo causadas nas vidas das pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Com o contexto vivido atualmente da pandemia causada pelo Covid-19, tem-se observado mudanças relevantes nos modos de vida das pessoas em todo o mundo. Desta forma, torna-se evidente a relevância de estratégias para manutenção da saúde mental. Uma das possíveis e mais eficazes estratégias é o atendimento psicológico. E mediante ao quadro de pandemia, uma alternativa necessária tem sido a implementação e/ou fortalecimento de serviços psicológicos por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Contudo, cabe destacar que a implantação do serviço psicológico nesta modalidade, não visa a substituição total dos serviços presenciais, e sim uma alternativa a complementaridade destes serviços. Reconhecendo, que em casos mais emergentes deve ser realizado o encaminhamento ao serviço psicológico de plantão presente,” explica Flávia.
O atendimento psicológico ofertado é gratuito, não havendo cobrança de nenhuma taxa em momento algum do processo terapêutico.
Cada sessão terá duração de até 60 minutos e ocorrerá via videoconferência, podendo, em alguns casos, ocorrer através de chamada telefônica. Para tanto, serão utilizadas ferramentas como Skype, Whatsapp, Zoom, Meet, Hangout ou outros, desde que em acordo com a Resolução CFP 11/2018. Desse modo, é necessário assegurar ter acesso a internet e/ou telefone com condições que permitam a conexão para realizar chamada de vídeo e/ou de voz. Além disso, no momento da sessão, orienta-se que o(a) cliente deve permanecer em local reservado, onde se possa falar sem interrupções por terceiros.
Os interessados devem se inscrever através do (link abaixo), inserir todas as informações necessárias, e declarar que está ciente e de acordo com as condições do serviço oferecido. Após a inscrição deve-se aguardar o contato da equipe do projeto para realizar agendamento do atendimento, cujo fluxo seguirá uma lista de espera.
Faça a sua inscrição:
Formulário de cadastro para acesso gratuito ao serviço de Atendimento Psicológico Online.
Formulário de cadastro para inscrição para psicólogos voluntários.
Ascom Faculdade R. Sá