Picos(PI), 26 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos inaugura consultório odontológico na comunidade Estrivaria

O prefeito Gil Paraibano participou da solenidade de inauguração

01/05/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-9a01e618ca1c2ffe39.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-9a01e618ca1c2ffe39.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Com o objetivo de levar atendimento odontológico para as comunidades da zona rural do município, a Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na tarde desta sexta feira (30) um  consultório odontológico no povoado Estrivaria. 

O consultório recebeu uma cadeira odontológica completa com equipo, sugador, refletor, mocho, compressor, autoclave, fotopolimerizador e demais instrumentais de uso odontológico. O novo consultório odontológico vai oferecer os serviços de: profilaxia (limpeza), flúor, restauração de dentes cariados exodontia (extração) e  raspagem de tártaro.

De acordo com a coordenadora da saúde bucal, Tatiana Marques o consultório vai atender 2480 pessoas. “Eu e a Joyce, ficamos muito felizes por a gestão trazer para perto da população os serviços de saúde bucal. São 2480 pessoas beneficiadas, que antes precisavam estar se deslocando para o Centro de Picos para serem atendidas na UBS Belinha Nunes. E agora passam a contar com os serviços pertinho de onde moram. Isso é um avanço muito bom na saúde pública do município.”, disse a coordenadora.

“É um pedido antigo, aqui da região. É um requerimento antigo  do ex vereador Simão Carvalho feito no ano de 2017. O vereador Chaguinha junto com a vereadora Dalva mocó fizeram um novo requerimento, e a gente atendeu de imediato. Esse serviço de saúde bucal era feito na UBS Belinha Nunes e agora estamos trazendo aqui para região. É um serviço de extrema importância para comunidade”,destacou o secretário de saúde, Aldo Gil.

“Esse atendimento vai ser uma maravilha para população porque já temos o médico e um ótimo dentista, o Dr Bruno. E o atendimento vai ser aqui. Para a comunidade vai facilitar bastante”, explicou a Agente Comunitária de Saúde, Valdiana Carvalho.

O prefeito Gil Paraibano participou da solenidade de inauguração e disse: “Não vamos deixar faltar material! Então isso, não vai ser mais motivo para que os dentistas faltem ao trabalho. O consultório ficou muito bem montado, isso é muito importante, e quem ganha é a comunidade”.

Além da participação do prefeito Gil Paraibano, do secretário de saúde, Aldo Gil, a inauguração também contou com a presença dos vereadores, secretários municipais, coordenadores municipais, servidores municipais e representantes da comunidade.

A vereadora Dalva Mocó (PTB) falou que o sentimento era de gratidão porque essa reivindicação ela é bem antiga, pois a comunidade sempre havia solicitado dela para que intercedesse junto a secretaria municipal de Saúde de Picos, para levar um consultório odontológico para a Unidade Básica de Saúde existente na aquela comunidade, e hoje esse pedido se tornou realidade.

“Com esse consultório odontológico aqui as pessoas dessa comunidade não precisam mais se deslocarem para serem atendidos no Posto de Saúde Belinha Nunes no bairro São Vicente, elas serão atendidas aqui mesmo e, diga-se de passagem, com atendimento de qualidade”, disse a vereadora.

Dalva Mocó informou ainda que tem tentado junto a prefeitura resolver o problema de um poço tubular para a localidade Tangue, pois com isso atenderá outras comunidades próximas, além de ter solicitado a perfuração de um poço tubular na localidade Queimada da Ema, e para isso, já conversou com o prefeito Gil Paraibano buscando uma solução para o problema bem como também junto a Defesa Civil do Estado, pois o importante é levar água potável para aquela localidade, frisou Dalva.

Fonte: CCOM Picos

Facebook