Picos(PI), 26 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Santa Cruz realiza campanha contra o abuso e a violência sexual de crianças e adolescentes

A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta

11/05/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-101409d02da1248b97.jpg Prefeito Barroso Neto com equipe organizadora da campanha (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-101409d02da1248b97.jpg Prefeito Barroso Neto com equipe organizadora da campanha (Foto: Divulgação)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

O município de Santa Cruz do Piauí está realizando no período de 10 a 18 deste mês a campanha de enfretamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, intitulada “Santa Cruz Faz Bonito”. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O evento é promovido pela prefeitura em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde, de Educação e ainda o apoio do Centro de Referência da Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ontem, dia 10, aconteceu a abertura oficial, com roda de conversa em frente à prefeitura, contando com a participação de órgãos governamentais e não governamentais e ainda exibição de cinema on line. O prefeito Francisco Barroso de Carvalho Neto, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Gláucia Portela Pinheiro, vereadores e demais secretários estiveram presentes.

Hoje, dia 11, a campanha “Santa Cruz Faz Bonito” tem prosseguimento com divulgação de vídeo informativo nas redes sociais, bem como de vinhetas em carros de som pelas ruas da cidade. Essas atividades seguem até o dia 17, sendo que na próxima sexta-feira, dia 14, acontecerá o Drive Thur da mobilização Maio Laranja; o concurso de vídeos em forma de paródia ou poesia, que serão produzidos por adolescentes do NUCA e a oficina de artesanato das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Na próxima, terça-feira (18), que é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, haverá uma mobilização na praça central, com todos os participantes da campanha e ainda a entrega da premiação do concurso de poesias e paródias.

18 DE MAIO
O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Facebook