Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Onibus Lilás realiza atendimentos em Sussuapara

O veículo é utilizado no atendimento individualizado às mulheres que moram nas zonas rurais, realizando serviços de acolhimento e prevenção da violência

19/10/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-87aae6ccb4ad0117f1.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-87aae6ccb4ad0117f1.jpg (Foto: Divulgação)


Da Redação

A comunidade de Várzea do Engano, zona rural de Sussuapara, recebeu na manhã de hoje, dia 19, os serviços do Ônibus Lilás. Durante as ações, foi destacada a importância da prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa, como também foram levadas às mulheres da comunidade assistência jurídica, atendimento psicossocial, oficinas, serviços de saúde como testes rápidos da sífilis, hepatite e HIV. Além disso, houve roda de conversas e palestras sobre a Lei Maria da Penha.

Os Ônibus Lilás são unidades móveis de atendimento individualizados às mulheres que moram nas zonas rurais e aos quilombolas, realizando serviços de acolhimento e prevenção da violência doméstica.

No Piauí, as unidades foram reativadas este ano pelo Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM). É um projeto do Governo Federal que surgiu em 2011, resultado das demandas da Marcha das Margaridas, movimento organizado pela Confederação dos Trabalhadores em Agricultura (Contag).

Em Várzea do Engano, o atendimento do Ônibus Lilás foi possível mediante uma parceria com a Prefeitura de Sussuapara, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e ainda o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A promotora de Justiça da Comarca de Picos, Romana Leite Vieira e a secretária de Educação de Sussuapara, Jesuíta Araújo Rocha, prestigiaram as ações do Ônibus Lilás no município.

Facebook