Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Picos registra surto epidêmico do vírus H3N2

06/01/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-e81cd617b4fa400b7b.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-e81cd617b4fa400b7b.jpg (Foto: Gelimar Moura)

A cidade de Picos registrou 12 casos de infecção do vírus H3N2. De acordo com a Vigilância Epidemiológica amostras enviadas ao Laboratório Central, em Teresina, confirmaram as infecções.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsonclay Viana, os exames tiveram o objeto de detectar que vírus respiratório estava circulando na cidade, visto que os casos de Covid-19 estavam reduzindo.

“Picos encontra-se em surto epidêmico, devido a conformação desses casos e a grande demanda de procura nas unidades de saúde por atendimento a casos de gripe”, disse o coordenador.

 O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo.

Facebook