Picos(PI), 26 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Padre Marcos apresenta Plano de Municipal de Saneamento Básico em Conferência

O evento reuniu autoridades municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade.

03/02/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
fa315d510b3c4b583e2d453f7c96.jpg Participantes do evento. (Foto: Cidades na Net)
fa315d510b3c4b583e2d453f7c96.jpg Participantes do evento. (Foto: Cidades na Net)

O município de Padre Marcos realizou nesta terça-feira, 02, em Conferência realizada no auditório da Câmara Municipal, a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.

Com o tema “Gestão Integrada do Saneamento Básico e o Planejamento Participativo”, a conferência reuniu autoridades municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade padremarcoense.

O evento foi promovido pela prefeitura municipal, em parceria com a Empresa de Construção, Consultoria e Meio Ambiente Consultoria – ECOM, e o Fundo Nacional de Saúde – Funasa. A conferência foi presidida pelo vereador Juvanir Macedo, que falou sobre o plano. “Este plano visa dotar o município de instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações articuladas, que possam garantir o acesso aos serviços de saneamento básico com qualidade”, disse.

Ainda segundo Juvanir, Padre Marcos é o 11º entre os 224 municípios do Piauí a concluir o Plano Municipal de Saneamento Básico, a ser executado no período de 20 anos. “A conferência é o penúltimo passo da conclusão do Plano, tendo como próximo passo, um relatório com todo o plano apresentado, finalizando com o encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara, e sanção pelo Executivo Municipal, para, por fim, entrar em vigor”, disse.

Durante a Conferência, também aconteceu a apresentação de sugestões, críticas e comentários da população, que contribuirão para finalização do plano.

Edson Ribeiro, um dos palestrantes, abordou o tema “Visão panorâmica do saneamento básico do município de Padre Marcos”, em que   discorreu sobre os quatro eixos do PMSB, como abastecimento de água; esgotamento sanitário; destinação de resíduos sólidos e manejo de água pluviais, destacando, ainda, a necessidade de trabalhar e educação ambiental.

Ana Célia Leal, funcionária da Agespisa no município, apresentou um diagnóstico do abastecimento de água da cidade. Segundo ela, o município e 100% hidrometrado, com 2 mil ligações e com consumo médio de 650 metros cúbico de água por dia. Destacou, ainda, as dificuldades a ETA (Estação de Tratamento de Água), sendo, obsoleta, inadequada,  de captação precária, entre outros.

MONTAGEM

O biólogo e consultor, Adão Pereira Silva, e o gestor ambiental Caio Freitas Cavalcante, da ECOM, empresa responsável pela elaboração do PMSB, apresentaram todo o Plano, definidos em produtos elaborados da A a K .

Participaram também do evento, o controlador, Jocione Soares, representado o prefeito Netinho Araújo, o presidente da Câmara, Roberval Lima, o vereador Williams Macedo, os secretários municipais, Jozélia Carvalho (Saúde), Anatálio Silva (Assistência Social), Francisco José (Fazenda), Marta Marcia (Chefe de Gabinete), o coordenador da Ciretran, Antônio Lisboa,  representante da Funasa, Maria do Socorro, o padre Wagner Carvalho e o administrador de empresa, Diego Lima.

Fonte: Cidades na Net

Facebook