Picos(PI), 30 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Em plebiscito, populares escolhem pertencer ao território sussuaparense

Por unanimidade os moradores de Várzea do Engano optaram deixar Santana e se anexar à Sussuapara

12/11/2018 - João Paulo

Imprimir matéria
P40G-IMG-9a9d72285af160753c.jpg Lideranças de Sussuapara com os moradores de Várzea do Engano durante o plebiscito (Foto: Ascom)
P40G-IMG-9a9d72285af160753c.jpg Lideranças de Sussuapara com os moradores de Várzea do Engano durante o plebiscito (Foto: Ascom)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Os moradores do povoado Várzea do Engano, residentes na margem esquerda da rodovia estadual que interliga os municípios de Sussuapara e São José do Piauí, participaram ontem, domingo, dia 11, de um plebiscito para decidir a qual território eles gostariam de pertencer, se ao município de Santana do Piauí, ao qual pertencem atualmente, ou ao território sussuaparense.

A realização do plebiscito para consulta da população ficou acertada durante reunião da Comissão de Assuntos Territoriais do Piauí, realizada no dia 08 de novembro de 2017, na Assembléia Legislativa do Estado. A comissão foi instaurada para resolver litígios entre vários municípios piauienses com relação aos seus limites territoriais. No caso de Várzea do Engano, a área que fica situada à margem esquerda da rodovia pertence ao município de Santana do Piauí. Contudo, a maioria dos serviços públicos aos moradores é custeada pelo poder público de Sussuapara.

Durante o plebiscito, realizado na Unidade Escolar Elpídio Borges dos Santos, estavam aptos a votar algo em torno de 120 moradores, sendo que 95 compareceram ao local de votação. Apurados os votos, por unanimidade, ou seja, com o voto das 95 pessoas, ficou decidido que a área passa a pertencer ao território de Sussuapara.

Lideranças políticas de Sussuapara, como o prefeito Edvardo Antônio da Rocha, o vice-prefeito Naerton Silva Moura, o presidente da Câmara, Francisco das Chagas Moura e os vereadores Baldoíno, Antônio Ramiro, Badim e Ceará, como também a suplente Lúcia de Dedé, estiveram presentes no local de votação e festejaram com os moradores a escolha. Nenhum representante de Santana do Piauí compareceu.

 

Facebook