Picos(PI), 26 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Oposição assume Câmara de Santana do Piauí

02/01/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-c2d4b053f49f8b9d9a.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-c2d4b053f49f8b9d9a.jpg (Foto: Reprodução)

O vereador Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (MDB), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santana do Piauí para o biênio 2019/2020. A sessão em que ocorreu o pleito foi realizada na tarde da terça-feira, 01, na sede do legislativo. Antônio Joaquim, que encabeçava a Chapa 1, recebeu cinco dos nove votos em disputa, e Raimundo Honorato de Moura, o Mundinho (PTB), da Chapa 2, recebeu os outros quatro votos.

O processo de escolha da mesa diretora foi bem rápido. Os vereadores receberam as cédulas com os nomes dos candidatos e votaram em uma sala separada, em seguida depositavam o voto na urna. A apuração foi realizada pela vereadora Clarete Rabêlo Leal (MDB) e pelo vereador Erisvaldo de Sousa Batista (PTB), e o resultado divulgado pelo vereador Mundinho, que presidiu a sessão por ser o mais velho dentre os parlamentares.

Após o pleito e a posse imediata da chapa eleita, a mesa diretora da Câmara Municipal de Santana do Piauí passa a ter a seguinte composição: presidente, Antônio de Hercília; vice-presidente, Marcos Venício Leal (MDB), e primeiro secretário, Geosmar Pedro de Aquino, o Bau (PSD).

A palavra foi facultada para os vereadores, que discursaram para um número significativo de pessoas que acompanhavam o processo. Todos os que falaram: Clarete, Bau, Vinícius, Bodó e Mundinho, endossaram a união existente em seus respectivos grupos políticos e enfatizaram o processo democrático que conduziu Antônio de Hercília à presidência da Câmara Municipal.

O vereador Ricardo Francisco Rodrigues, o Ricardo da Lagoa (PTB), ainda pediu um minuto de silêncio em memória de Francisco Borges, morto há exatos dois anos, em acidente automobilístico na estrada que liga Santana a Picos. Francisco Borges faleceu no dia em que tomaria posse como prefeito de Santana do Piauí.

Em seu discurso de posse o vereador Antônio de Hercília agradeceu aos amigos, familiares e aos demais parlamentares que participaram do processo, mesmo os que não votaram nele. “O desafio é grande, mas temos de estar preparados; busquei essa preparação junto com os meus colegas, com quem tanto me orgulho, como já foi falado nesses cinco vereadores que temos essa união”, declarou.

Ao final das suas palavras e já encerrando a solenidade, Antônio de Hercília convidou a população santanense a acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Santana do Piauí, que acontecem sempre na segunda e na quarta sexta-feira de cada mês. O primeiro período legislativo de 2019 terá início em março.

O presidente
Antônio de Hercília é professor, tem 47 anos e foi eleito para o seu segundo mandato consecutivo como vereador. Ele recebeu 323 votos no peito de 2016, o que corresponde a 10.14% dos votos válidos, ficando em segundo lugar entre os eleitos. Antônio disputou a eleição pela coligação “A VITORIA COM A FORCA DO POVO”, formada pelos partidos PMDB / PSB / PT. Ele é oposição a atual administração de Santana do Piauí, juntamente com os demais membros da mesa diretora.

Por Jaílson Dias

Facebook