Picos(PI), 26 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Quadra de Esportes e Cultura do bairro Morada Nova em Picos está abandonada

Ela foi concluída há mais de um ano, porém, nunca entrou em funcionamento

20/03/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-a5e01e16f60f406051.jpg (Foto: José Maria Barros- Informa Picos)
P40G-IMG-a5e01e16f60f406051.jpg (Foto: José Maria Barros- Informa Picos)

Concluída há mais de um ano a Praça de Esportes e Cultura do bairro Morada Nova, em Picos, nunca funcionou. O local está tomado pelo mato e, sem a devida manutenção começa a se deteriorar. Enquanto isso, as crianças, adolescentes e jovens que seriam os principais beneficiados com o projeto, continuam sem essa opção alternativa de lazer.

Orçada em 2 milhões e 200 mil reais, a obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), tendo como agentes participantes o Governo Federal, Ministério da Cultura e Caixa Econômica Federal. Pronta, a Praça de Esportes e Cultura conta com um espaço de três mil metros de área concluída.


 
O serviço de execução da obra teve início no dia 30 de novembro de 2012, ainda na gestão do então prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e deveria ser concluído num prazo de seis meses, ou seja, em 30 de maio de 2013. 

A obra foi paralisada no final de 2013 e somente retomada em janeiro de 2017, ano em que finalmente foi concluída e deveria ter sido inaugurada. Passados mais de um ano, o prédio se encontra abandonado e sem qualquer utilidade. 

Padre Walmir
 
Após a obra ser retomada, o prefeito de Picos,  Padre José Walmir de Lima (PT) fez pelo menos duas vistorias ao local. Ele disse em uma dessas oportunidades que procurou todos os meios para que a Praça de Esportes e Cultura do Morada Nova fosse reiniciada e, por isso, estava muito feliz em vê o seu empenho recompensado.
 
“Trata-se de um complexo esportivo da comunidade, que será de grande importância para a juventude, família e toda a população do bairro Morada Nova” – comemorou o Padre Walmir (PT) na época.

Contrastando com a empolgação do prefeito Padre Walmir, a comunidade do bairro Morada Nova está insatisfeita, pois até hoje a Praça de Esportes e Cultura não está funcionando. Moradores reclamam que o prédio já está coberto pelo mato e as crianças, adolescentes e jovens impedidas de usar o local. 

Antes as crianças, jovens e adolescentes ainda jogavam futebol de salão durante a noite, no entanto, como as luzes da quadra poliesportiva estão apagadas, nem isso a garotada consegue mais. Ao redor do imóvel o mato cresce e avança rumo às dependências internas do prédio.

Estrutura

Pelo projeto original, a Praça de Esportes e Cultura conta com dois edifícios multiuso, dispostos numa área construída de três mil metros quadrados, situada no conjunto habitacional Luiza Gomes de Medeiros, mais conhecido como Morada Nova.

O prédio conta com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista para caminhada.

A comunidade do bairro Morada Nova, que tanto lutou pela conclusão da obra, hoje não se conforma com a situação em que a Praça de Esportes e Cultura se encontra, ou seja, concluída, mas sem funcionar.


Texto e Fotos: José Maria Barros- Informa Picos

Facebook